Como remover manualmente um vírus do computador ou disco removível?
Gil Pacheco de Santos
• 3 min de leitura
Obtenha dicas para remover vírus de computador por conta própria
Qualquer computador conectado à Internet deve ser protegido contra vírus de computador, spyware, malware e cavalos de Tróia. Um bom firewall e um programa antivírus certamente são essenciais se você estiver operando em um sistema operacional Windows, mas também desejará esses recursos com outros sistemas operacionais, como Mac, Linux e semelhantes. Obviamente, o software antivírus comercial e as ferramentas gratuitas de remoção de vírus devem operar em segundo plano o tempo todo para verificar a presença de vírus e outros malwares em seu disco rígido.
Há momentos, entretanto, em que uma verificação completa de vírus é desnecessária e demorada. Você já deve saber que seu computador foi infectado, mas não deseja executar uma verificação completa do sistema. Felizmente, existem algumas etapas que você pode seguir para remover os vírus por conta própria. As etapas neste artigo se aplicam à maioria dos sistemas operacionais Windows e presumem que você saiba a localização e o nome do vírus ou malware específico que infectou seu computador.
Faça backup. Antes de tudo, faça backup de seus arquivos. Você provavelmente está atrasado para isso de qualquer maneira, certo? Faça backup de todos os seus arquivos importantes em uma unidade externa ou em DVDs.
Reinicie. Reinicie o seu computador no modo de segurança. Para fazer isso, ligue o computador. Assim que você vir algo na tela, comece a pressionar a tecla F8. Você será redirecionado para um menu que oferece várias opções de inicialização. Selecione Modo de segurança.
Prompt de comando. Digite o prompt de comando. Para remover manualmente um vírus, seja do disco rígido interno do computador ou de qualquer disco externo ou removível, você precisará usar o prompt de comando. Encontre-o no menu Iniciar entre os Programas. O prompt de comando é um dos acessórios.
Encontre o arquivo do vírus. Localize o arquivo de vírus problemático. De alguma forma, você sabia que esse vírus atravessou seu firewall. Talvez você tenha baixado acidentalmente com um e-mail, então você vai encontrá-lo na pasta de anexos de e-mail. Talvez você tenha visto o nome em um relatório de vírus e depois o encontrou enquanto procurava por outro arquivo. Freqüentemente, com o sistema operacional Windows, um vírus aparecerá na pasta do sistema ou na pasta temporária. Em qualquer caso, abra a pasta com o vírus. Para fins de instrução, digamos que temos um chamado greek_gift.vbs
Remova as permissões. No prompt de comando, remova as permissões do vírus para iniciar qualquer programação com o seguinte comando (substituindo o nome do seu próprio vírus por greek_gift): attribute -r -a -s -h greek_gift.vbs
Remova o arquivo. Agora que você enfraqueceu o vírus, elimine-o do sistema do computador. No prompt de comando, digite: del greek_gift.vbs para concluir a remoção.
Reinicie o computador no modo normal (não pressione F8 na inicialização) e execute uma verificação completa do sistema usando um programa antivírus / antimalware estabelecido. Malwarebytes 'Anti-Malware é um programa gratuito que identifica a maioria dos vírus e outras infecções. Se o vírus que está infectando seu computador permanecer ou se espalhar em outro local do sistema, a varredura revelará o problema. Você pode então executar a limpeza que vem com o programa ou pode seguir as etapas acima se preferir remover a infecção manualmente.