Cálculo de juros compostos em uma planilha do Microsoft Excel
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 3 min de leitura
Aprenda a fórmula para juros compostos no Excel
Não existe uma maneira rápida de aprender a calcular juros compostos no Excel com um ou dois cliques. No entanto, não é tão difícil assim. Aqui está o que você precisa saber sobre o cálculo de juros compostos em uma planilha do Microsoft Excel.
PV é o valor presente. R é a taxa de juros. N é o número de períodos de investimento, por exemplo 36 meses, 3 anos, etc. Portanto, vamos usar um cálculo simples para ver se funciona. (A propósito, se você é REALMENTE novo nisso, aquele pequeno símbolo que parece um mini "v" de cabeça para baixo entre ")" e o "N" pode ser encontrado usando as teclas SHFT + 6)
Seu valor presente é 2.000
Sua taxa de juros anual é de 7%
Seu número de períodos de investimento é de 5 anos
Sua fórmula ficará assim. = 2.000 * (1 +.07) ^ 5
Sua resposta deve ser 2090€
Você pode jogar com qualquer um desses números para ver qual seria o novo resultado. Infelizmente, isso é o que a Microsoft chama de "fórmula fixa". Em outras palavras, você terá que alterar manualmente os dados individuais na fórmula para calcular os juros compostos para obter um resultado diferente.
Existe uma maneira de contornar isso. É um pouco mais difícil, mas pode economizar um pouco de tempo se você estiver fazendo algumas comparações: você cria uma macro de função.
Abra uma nova planilha do Excel. Em seguida, você deseja abrir o Visual Basic pressionando ALT + F11. Este software permitirá que você crie sua própria fórmula para usar. Depois que o Visual Basic estiver aberto, use o menu suspenso INSERIR e clique em MÓDULO. Isso abrirá uma nova janela. Você precisa digitar o seguinte código nessa janela:
Função Yearly_Rate (PV As Double, R As Double, N As Double) As Double
Você não precisa colocar as palavras em maiúscula, mas a pontuação é muito importante. Quando você chega ao final da primeira linha e pressiona Enter, isso o deixará automaticamente em uma linha e preencherá a última linha - a linha End Function. Isso está ok. Continue a digitar a segunda linha intermediária.
Agora, vamos experimentar. Volte para a sua página do Excel. Digite 2000 na célula A1. Digite.07 na célula B1. Digite 5 na célula C1. Vá para uma célula em branco e digite a seguinte fórmula: = taxa anual (a1, b1, c1). Nessa nova célula onde você colocou a fórmula, ela deve aparecer com os mesmos 2090€. Mas agora, você pode voltar para as células A1, B1 ou C1 e alterá-las e a resposta será alterada automaticamente. Você pode até copiar e colar as fórmulas. Faça isso como faria normalmente no Excel. Depois de mover seus dados, certifique-se de que as células entre parênteses fazem referência às células que você está usando como fatos. Depois de fazer a fórmula funcionar, você não precisará manter o programa Visual Basic aberto.
Os juros compostos são muito poderosos. Ser capaz de comparar o que diferentes taxas podem fazer por você durante o período de investimento pode ser uma verdadeira revelação. Esperançosamente, isso o ajudará a tomar decisões financeiras mais informadas.