O podcasting está mudando o futuro da transmissão de áudio e vídeo como a conhecemos, tornando-a mais acessível e atraente especialmente para a geração mais jovem. Qualquer pessoa que tenha muita experiência com o uso de todos os tipos de mídia pode criar um podcast. O desafio está em distribuí-lo para um público mais amplo. As dicas a seguir o ajudarão a divulgar seu podcast.
Crie e grave seu podcast. Utilize um software de edição de áudio como o Audacity, ao criar seu podcast. Depende se você deseja que seja algo no estilo de talk radio, uma paródia, um programa diário ou semanal sobre música e vídeos, um programa de esportes ou um programa de entrevistas relacionado a todas as coisas geeks ou assuntos como política, filmes, pop cultura, questões atuais, etc. As possibilidades são infinitas. Não se esqueça de convertê-lo para o formato mp3 depois.
Faça upload para um servidor da web. Encontre um host gratuito como Free-webhosts.com, Webs ou 000webhost.com. Certifique-se de carregá-lo em formato binário para evitar o risco de seu arquivo ser corrompido. Use FTP (File Transfer Protocol), um método mais fácil de transferir arquivos para a web. Smartftp é um programa que você pode usar para tornar a transferência de arquivos uma brisa.
Escreva sobre o seu podcast. Supondo que você já tenha seu próprio blog ou site antes de criar seu podcast, você deve promovê-lo postando uma entrada de blog ou artigo sobre ele.
Crie um feed RSS. A maioria dos sites de blog, como o Blogger e o WordPress, já tem uma opção de feed RSS que você pode ajustar nas configurações do blog. No entanto, se o seu blog ou site não tiver essa opção automaticamente, você pode criar seu próprio feed RSS para o seu podcast. Você pode fazer isso usando um editor de texto ou o Podcast RSS Feed Generator Script, que pode ser adquirido de scripts TD. Você também pode pesquisar na Internet um exemplo de arquivo RSS podcast.xml. Ao ver uma amostra, copie e cole-a. Em seguida, basta substituir por seus próprios dados e informações de podcast.
Faça upload do feed RSS. O feed RSS deve estar sempre no formato.xml. Você precisa atualizar esse arquivo diligentemente em seu blog ou site sempre que criar e postar um novo podcast, exceto quando já houver um script que o atualiza automaticamente para você.
Adicione um ícone RSS. O ícone XML RSS tem uma aparência distinta, mas pode mudar de cor. Geralmente é assim. Você pode obter ícones RSS nos sites listados abaixo. Alguns sites permitem que você personalize seu próprio ícone RSS. Depois de escolher o ícone RSS, aplique-o ao seu blog. Também existem sites que fornecem tutoriais para substituir o ícone RSS por uma imagem personalizada.
A criação de podcasts envolve a incorporação de improvisação criativa, enquanto sua distribuição requer o uso de ferramentas específicas e o cumprimento de instruções específicas para acertar. Siga estas instruções para que todo o seu trabalho árduo na criação do seu podcast valha a pena e alcance um público.