Unidades Zip são dispositivos de armazenamento introduzidos pela Iomega no final de 1994 e vendidos no mercado no início de 1995. As unidades zip de primeira geração originalmente tinham capacidade de 25 e 100 MB e quando a segunda geração de unidades Zip foi introduzida, a capacidade de armazenamento aumentou para 250 MB a 750 MB.
Existem quatro tipos de unidades zip disponíveis no mercado, mas o tipo mais comum oferecido hoje no mercado é o USB e IDE. Como acontece com qualquer periférico USB disponível atualmente, tudo que você precisa fazer é conectá-lo a uma porta USB não utilizada e geralmente é plug-and-play. As instruções descritas abaixo são para conectar uma unidade IDE Zip ao computador.
Recursos necessários:
Procedimento:
- Desligue o computador e desconecte-o do regulador de tensão. Isso evita curto-circuito na placa-mãe do computador e aterramento.
- Desconecte os dispositivos e periféricos conectados à CPU. Exemplos desses dispositivos são impressoras, teclados ou mouses.
- Remova o invólucro da CPU removendo os parafusos e aterre-se para evitar aterramento não intencional. O aterramento pode ser feito com o equipamento de aterramento ou simplesmente tocando uma parte do invólucro da CPU para garantir que não haja aterramento acidental.
- Se um drive de 8,90 cm não estiver conectado ao seu computador, simplesmente remova o suporte empurrando-o suavemente de dentro da CPU e para fora. Se um drive de 8,90 cm estiver conectado ao seu computador e você não o usar mais, simplesmente deslize o drive para fora da CPU. Lembre-se do cabo IDE e do cabo de alimentação usados pelo antigo drive de 8,90 cm para usar nas etapas posteriores.
- Deslize cuidadosamente o zip drive no slot da unidade. Certifique-se de que a unidade zip esteja voltada para a frente corretamente. Depois de totalmente encaixado no slot da unidade, aperte e prenda a unidade zip colocando os parafusos na parte superior do slot da unidade.
- Conecte o cabo IDE e o cabo de alimentação à unidade zip. Se você removeu o drive de 8,90 cm anterior conectado à sua CPU antes, basta seguir da mesma forma que os conectores foram ligados antes de removê-los. Se o slot do drive de 3,5 disco não foi usado antes, basta selecionar os conectores disponíveis para serem usados, pois cada um deve corresponder ao zip drive.
- Coloque o invólucro de volta ao redor do suporte da CPU. Certifique-se de prender os parafusos removidos antes de remover o gabinete da CPU anteriormente.
- Depois de proteger o invólucro da CPU, conecte todos os dispositivos ao computador, ligue-o e consulte o kit Zip Drive para a instalação do software, se houver.
Usar uma unidade zip é uma das maneiras mais fáceis de transferir e armazenar dados. Eles são econômicos e de baixo orçamento.