Como formatar um disquete: Formatar um disco?

O disco estará protegido contra gravação
Se você deslizar o quadrado para cima de forma que a luz possa passar pelo orifício quadrado, o disco estará protegido contra gravação.

Saiba o que acontece quando você formata um disquete

Os drives de disquete estão rapidamente seguindo o caminho dos dinossauros. A maioria dos laptops nem tem mais essas unidades instaladas. Mas para mover pequenas quantidades de dados de e para um sistema legado, um disquete é indispensável. Este artigo mostrará duas maneiras de formatar um disquete de 3,5" em um sistema Windows e o que acontece quando você o formata.

Lembre-se: a formatação de disquetes é um ato destrutivo. Depois de reformatar uma unidade, você NÃO poderá obter os dados antigos de volta. Você só pode colocar dados em uma unidade formatada; se já houver dados lá e você formatar o disco, os dados serão perdidos.

Agora você sabe como formatar um disco
Agora você sabe como formatar um disco e o que acontece quando você formata um disquete.

Essas dicas de formatação ajudarão:

  1. Primeiro, identifique que tipo de disquete você possui. Olhe para trás, onde você verá o cubo redondo de alumínio no centro. A frente é onde o rótulo está (ou onde o rótulo vai). No canto superior esquerdo das costas há um orifício retangular com um quadrado de plástico que pode deslizar para cima e para baixo. Isso é usado para proteger o disco contra gravação. Se você deslizar o quadrado de plástico para baixo, de modo que o orifício quadrado na frente fique bloqueado, você pode gravar no disco. Se você deslizar o quadrado para cima de forma que a luz possa passar pelo orifício quadrado, o disco estará protegido contra gravação.

    Você não poderá formatar ou gravar no disco se o orifício estiver aberto. Se o quadrado de plástico estiver faltando e o orifício estiver aberto, você não poderá gravar no disco, a menos que cubra o orifício com uma etiqueta ou um pedaço de fita adesiva ou algo que bloqueie a luz. No canto superior direito (ainda olhando para a parte de trás do disco), você pode ver outro orifício quadrado. Se você fizer isso, você terá um disco de alta densidade de dois lados (DSHD). Um disquete DSHD contém 1,44 MB de informações. Ele também tem um "HD" estampado na frente pela veneziana de alumínio. Se você olhar de cabeça para baixo, parece um "CH". Se não houver nenhum orifício no lado direito da parte traseira, é um disco de dupla densidade dupla-face (DSDD) e armazena 720K de dados.

  2. Habilite o disco para gravação. Insira o disquete na unidade de disquete com a etiqueta voltada para cima.
  3. Primeiro método - formatar usando o Windows Explorer: clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar (clique com o botão direito do mouse enquanto passa o cursor sobre o botão Iniciar no canto inferior esquerdo da tela). Um menu irá aparecer. Selecione “Explorar”. O Windows Explorer será aberto.

    Clique no sinal de mais (+) à esquerda de “Meu Computador”. A árvore de pastas deve se expandir para mostrar todas as unidades de disco em seu computador. Clique em "3,5 Floppy (A:)." Se o disco não estiver formatado, você receberá uma mensagem de erro dizendo que a unidade não pode ler o disco. Se estiver formatado, você verá o conteúdo do disquete no painel direito da janela, como faria com qualquer outra unidade de disco.

  4. Se você clicar com o botão direito do mouse no ícone "3,5 Floppy (A:)", obterá um menu e, mais ou menos na metade, haverá uma opção para "Formatar". Clique para selecionar e uma caixa de diálogo de formato aparecerá. Ele informará a capacidade do disco, o formato (FAT, Tabela de alocação de arquivos, um formato Windows / DOS), o tamanho da unidade de alocação (que você não pode alterar), um rótulo de volume (que é útil para identificar o conteúdo) e uma caixa de seleção para uma formatação rápida. Você só pode usar a Formatação rápida se o disco tiver sido formatado antes. Escolha o método de formatação apropriado e clique em OK. O Windows formatará o disco e avisará quando estiver pronto. Você tem então a opção de formatar outro. Na minha experiência, você terá mais problemas ao usar o Windows Explorer do que o método da caixa do DOS abaixo de.
  5. Segundo método - formatar em uma caixa DOS: Se você não quiser usar o Windows Explorer, abra uma janela do MS-DOS. No prompt, digite "dir a:" (sem as aspas) para obter um diretório do disquete. Certifique-se de que realmente deseja apagar os dados do disco. Se você fizer isso, digite "format a:." O DOS solicitará que você insira um disquete na unidade a:. Pressione “Enter”. Você receberá feedback à medida que cada faixa for formatada. Novamente, quando o processo for concluído, você terá a opção de formatar outro disco.
  6. Quando as coisas dão errado e o Windows informa que não pode formatar o disco, você tem apenas algumas opções. Ou o disco está ruim (o problema usual), a unidade está ruim (improvável, a menos que você tenha mexido por dentro) ou você não seguiu as instruções de perto o suficiente (também é possível). Releia as instruções. Experimente um disco diferente ou um computador diferente com o mesmo disco para resolver qual é o problema.

Agora você sabe como formatar um disco e o que acontece quando você formata um disquete. Os disquetes estão quase obsoletos. Você ainda precisa deles para sistemas legados. Os disquetes armazenam muito poucos dados. A unidade USB (ou unidade "miniatura") é o método preferido para transferir dados entre sistemas que não estão em uma rede. Este método "sneakernet" ainda é a melhor maneira de transferir pequenos arquivos de um sistema Windows 95 ou 98 antigo para um novo sistema.

Artigos relacionados
  1. Como obter um melhor alcance do wi-fi?
  2. Como obter dados de um disco rígido morto?
  3. Como instalar uma unidade de disquete em um PC?
  4. Como Obter Equipamentos para Impressão Digital?
  5. Como inicializar um disco rígido USB?
  6. Como instalar uma placa sintonizadora no seu computador?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail