A tecnologia digital tem a capacidade de traduzir imagens em números para processamento pelo computador e, em seguida, traduzi-los novamente em imagens. Esta propriedade da tecnologia digital tornou a impressão digital possível. A impressão digital é o procedimento que permite que a imagem traduzida pelo computador seja impressa em diversos suportes, como papel.
Revestimento superficial fino
Existem inúmeros benefícios que este tipo de impressão oferece - é econômica, facilmente facilitada por máquinas, personalizável. Ao contrário da impressão analógica, a impressão digital não permite que a tinta sature o substrato. Em vez disso, a tinta usada forma um fino revestimento superficial. Na verdade, a maioria das empresas hoje depende da impressão digital para seus documentos e outras necessidades de publicação.
Tão variado quanto a tecnologia que gera a impressão digital é o equipamento necessário para isso. Esse equipamento pode ser tão pequeno quanto uma impressora personalizada em casa, até grandes impressoras. O seguinte descreve cada um pelo seu mérito na impressão digital:
Impressoras a jato de tinta. Este tipo de equipamento usa tinta que é ejetada para um meio como papel ou tecido. Eles são os modelos de impressora doméstica mais baratos que existem. No entanto, suas impressões são facilmente destruídas pela umidade. Eles imprimem gentilmente em materiais que são sensíveis ao calor, como transparências de plástico.
Impressoras a jato de laser. Este modelo não espirra tinta no meio. A tinta é na verdade um toner em pó seco que é derretido no meio com o calor. O toner é feito de finos pedaços de metal que são recolhidos pelo tambor que dita a imagem a ser impressa. São mais duráveis do que as impressões a jato de tinta, pois a substância é fixada com segurança na mídia.
Impressoras de grande formato. Esse tipo usa a mesma tecnologia das impressoras a jato de tinta, mas em um meio maior. Essa mídia pode ser papel, tecido ou plástico. Eles são empregados para banners ou gráficos adesivos para veículos. Apesar de sua capacidade de imprimir materiais consideráveis, eles não podem realizar a impressão sem margens como as impressoras offset tradicionais.
Impressora digital. Esta versão é na verdade uma copiadora sensacionalista que pode imprimir várias cópias por minuto, dobrá-las e agrupá-las em um pacote organizado. Eles são um pouco maiores do que as copiadoras padrão e tornam a edição de notícias mais fácil sem desperdiçar muito papel.
Cópias limitadas de 1000 e abaixo são economicamente impressas por meio de impressão digital. Indústrias de impressão sob demanda, necessidades de impressão pessoal e impressão corporativa interna se beneficiaram desta tecnologia. Sua qualidade é quase comparável à da impressão em offset. Embora haja muito debate entre os profissionais de impressão sobre qual tipo de impressão é melhor - digital ou offset, a ideia principal a se considerar é qual deles fornecerá melhor qualidade por um preço mais acessível. As pessoas não veem necessariamente a diferença entre 300 dpi ou 1200 dpi e se usaram CMYK (ciano, magenta, amarelo e chave) ou RGB (vermelho, verde e azul). O caminho mais seguro para a impressão digital, especialmente para materiais de marketing, é imprimir uma prova para determinar que tipo de produto acabado você provavelmente receberá.