A Biologia Computacional é uma concentração popular emergente na ciência em que os especialistas tentam tornar nossa compreensão dos procedimentos biológicos mais simples e úteis, com o uso de computadores e matemática. É uma área interdisciplinar de pesquisa, pois requer conhecimentos de biologia, matemática, ciência da computação, física e outros assuntos relacionados.
Tratamento de doenças humanas
A maior parte da pesquisa que foi feita neste campo gira em torno da compreensão do DNA e do sequenciamento do genoma. Avanços substanciais foram feitos no tratamento de doenças humanas e na compreensão da composição genética dos seres humanos, especialmente na bioinformática, um ramo da biologia computacional. Interessado agora? Veja como você pode se tornar um biólogo computacional.
Comece cedo. No ensino médio, faça o máximo possível de disciplinas de biologia e tecnologia da computação, mas também seja diversificado. O campo da biologia computacional está em constante evolução, portanto, outras ciências também podem ajudá-lo em sua carreira algum dia.
Leia jornais sobre o assunto. É bom ter um conhecimento substancial dos conceitos envolvidos desde o início, para que você saiba onde se concentrar quando chegar à faculdade.
Escolha um diploma de graduação em biologia ou matemática. Você também pode cursar disciplinas de educação, porque pode acabar trabalhando para uma universidade onde terá que lecionar enquanto realiza suas pesquisas. Estatística e física também são cursos a serem considerados.
Quando a biologia computacional estava apenas começando, muitos de seus especialistas tinham uma combinação de graduação e pós-graduação em ciência da computação e biologia em seus currículos. Se você tem esse tipo de experiência, então é bom para você. Mas se você só tem educação formal em um deles, é melhor obter um treinamento extensivo para o outro.
Se você pode entrar em um programa que oferece um curso de especialização em biologia computacional, então faça-o! Como o campo é relativamente novo, apenas algumas instituições oferecem esse tipo de programa e você terá sorte de entrar em um; portanto, prepare seu trabalho de pesquisa para se qualificar para isso.
Desenvolva suas habilidades de comunicação. Ser um biólogo computacional significa que você lidará principalmente com dois tipos de especialistas - biólogos e programadores de computador. Como tal, você deve ser capaz de interagir bem com ambos e em uma linguagem clara e concisa que todos vocês entendam.
Ao explorar suas opções de trabalho, esteja ciente de que biólogos computacionais que trabalham em empresas privadas recebem salários mais altos do que aqueles que trabalham para o governo. Centros médicos de pesquisa, universidades e faculdades e empresas farmacêuticas são apenas algumas de suas opções. Considere os recursos da empresa para a qual você está se candidatando e se a empresa permitirá que você prossiga com sua área de interesse de pesquisa ou não.
Se você deseja trabalhar em um determinado projeto, tente se valer de uma bolsa de pesquisa para ajudá-lo com as despesas. Você deve ter uma boa proposta de projeto para isso. Se você terminar sua pesquisa, publique-a em periódicos imediatamente.
Participe de conferências. Tente participar de conferências sobre biologia computacional, para que você possa se manter atualizado sobre os desenvolvimentos na área. Se você encontrar outros biólogos computacionais interessados na mesma especialização, também pode querer formar uma organização, ou escolher uma, que tenha sido formada para esse propósito. O mais importante a se ter em mente é que você deve se equipar continuamente com o conhecimento necessário para acompanhar a evolução acelerada desse campo.