Nada é pior do que acordar numa segunda-feira de manhã antes de sua apresentação de trabalho e descobrir que seu disco rígido está estragado.
Speed Platters girando
Apesar de todos os avanços na tecnologia de computador moderna, os discos rígidos continuam sendo um dos componentes mais vulneráveis em um PC. Um disco rígido, o local onde todos os seus arquivos e software são armazenados, é feito de pratos de altíssima velocidade girando com uma ou mais cabeças de leitura movendo-se na parte superior de cada prato para ler e gravar informações. Imagine algo como um toca-discos, exceto que os pratos são muito menores do que um disco e movem-se a cerca de 7200 RPM em vez de 45!
Devido à natureza física de um disco rígido, pratos de alta velocidade, leitura e gravação de dados armazenados magneticamente de delicados cabeçotes de disco rígido, aumento de calor, etc., não é de se admirar que os discos rígidos possam falhar. Às vezes, eles falham imediatamente (ou seja, no caso de um disco rígido com defeito ou o usuário o deixou cair de uma mesa), mas às vezes eles falham gradualmente (ou seja, os rolamentos sobre os quais os pratos giram gradualmente se desgastam). Em ambos os casos, existem algumas maneiras fáceis de descobrir se seu disco rígido está quebrado.
Se o seu disco rígido nunca fez nenhum ruído sério no passado, mas de repente se tornou vocal, é hora de se preocupar. Se você ouvir cliques, estalos, zumbidos ou outros ruídos que soem como um alienígena sendo enviado para sondá-lo com equipamento médico extraterrestre, provavelmente é hora de obter um novo disco rígido. Esses sons estranhos provavelmente indicam que seu disco rígido está prestes a ser despejado.
Se o seu computador começa a travar com freqüência, mas de forma aleatória (especialmente durante a inicialização), isso provavelmente significa que vários setores dos discos estão começando a ficar ruins. Este é apenas mais um exemplo de como seu disco rígido está fritando.
Se você receber mensagens de erro estranhas que você nunca viu antes (caixas de diálogo, telas azuis da morte, etc.), seu disco rígido logo estará queimado. Isso acontece especialmente ao mover arquivos. Durante a inicialização, você pode obter o temido erro " Sistema operacional ausente ". Esteja preparado para desembolsar dinheiro para uma nova unidade.
Os tempos de espera extremamente longos durante o acesso a pastas e arquivos são outro sinal de falha do disco rígido.
Se você começar a ver qualquer um desses sintomas, tente fazer alguns testes antes que sua unidade apague completamente em você. A maioria dos discos rígidos de hoje vem com software integrado chamado "SMART" ou "Auto-monitoramento, análise e tecnologia de relatório". Este software monitora constantemente o disco rígido e pode relatar sua condição para você. Este software permite que você saiba facilmente se o seu disco rígido está estragado. Se você verificar isso com frequência, terá uma boa chance de ter tempo suficiente para fazer backup de todos os seus dados e transferi-los para um novo disco rígido antes que seja tarde demais.