A tecnologia tornou-se tão avançada que praticamente todos os aspectos da produção podem ser feitos no computador. Desde a criação de vídeos, músicas e livros proprietários até a distribuição desses materiais, tudo que você precisa é o seu computador pessoal e alguns aplicativos de software de suporte e você é o seu próprio produtor e distribuidor. E que melhor maneira de fazer cópias de sua criação do que colocá-las em CDs. Aqui estão as etapas simples para proteger contra cópia CDs em um computador operado com Windows para que você tenha certeza de que os materiais não serão disseminados sem sua autorização.
Conheça as coisas necessárias. Em primeiro lugar, deve ser usado um computador pessoal com a versão mais recente do Windows, como XP ou Vista. Em seguida, instale o Nero, um dos aplicativos de software de gravação de CD mais populares. Adicione a esse CloneCD que é uma ferramenta de duplicação de disco. Por último, pelo menos duas peças de uma marca confiável de discos graváveis.
Grave o material no disco. Em primeiro lugar, você deve fazer uma lista de todos os materiais que deseja gravar em seu próprio CD protegido contra cópia. Se você for gravar músicas protegidas por direitos autorais, seria bom fazer o download em Creative Commons. Este é um site que permite a cópia legal de música. Em seguida, abra o Nero Burning ROM e inicie um novo projeto de CD de áudio. Basta destacar e adicionar todos os arquivos que deseja incluir. Podem ser músicas, vídeos ou documentos. Quando estiver preparado para gravar, basta clicar no botão Gravar na barra de ferramentas do Nero. Verifique a guia em Gravar para certificar-se de que a caixa que diz Finalizar disco não esteja marcada. Quando tiver certeza, abra a unidade óptica e insira um CD e clique em Gravar.
Inclui alguma sessão de dados. Se você deseja incluir mais alguns arquivos de dados, por exemplo, as letras das faixas de áudio que você incluiu, seria necessário incluir algumas sessões de dados no CD. Faça isso abrindo mais uma compilação do Nero. Certifique-se de selecionar CD-ROM ISO para o tipo de projeto. Clique em Iniciar disco multisessão na guia Multisessão. Verifique a guia ISO para garantir que o Modo de dados no Modo 2 / XA esteja selecionado. Depois de selecionar todas as sessões de dados adicionais que deseja incluir, você está pronto para gravá-las no disco. Na barra de ferramentas, você deve clicar em Gravar. Mais uma vez, abra a unidade óptica e insira o CD que você gravou um tempo atrás Passo seguinte 1. Clique em Gravar e uma janela pop-up aparecerá para informá-lo de que o CD que você acabou de inserir não está vazio. Basta clicar em Sim e os novos arquivos de dados serão adicionados.
Modifique o conteúdo do CD para clonecd arquivo de imagem. Abra o aplicativo CloneCD certificando-se de que o CD ainda está na unidade. Selecione o botão que diz Ler para arquivo de imagem. Escolha a unidade e clique em Avançar. Clique em CD de áudio multimídia e em Avançar novamente. Melhor salvar o arquivo na área de trabalho para facilitar o acesso. Depois, clique em OK para que a extração comece. O arquivo CloneCD será salvo em três formatos, a saber. Ccd,.img e.sub.
Proteção contra cópia. O arquivo.ccd pode ser modificado para fornecer proteção passiva ao CD. Pode-se criar alterações neste arquivo abrindo-o no Bloco de Notas. Isso envolverá um pouco de conhecimento em programação. Para automatizar e ignorar esse processo, você pode usar este aplicativo online desenvolvido por J. Alex Halderman. Ele está localizado neste URL: http://cs.princeton.edu/~jhalderm/blog/passive/. O que você precisa fazer é cortar completamente todo o conteúdo do arquivo.ccd (aberto no Bloco de Notas) e colá-lo no aplicativo online. Clique no botão 'Upload' e uma versão modificada substituirá o conteúdo original. Copie esta versão modificada e cole-a de volta no Bloco de Notas, salve-a e saia.
Grave a nova imagem. Coloque um CD vazio e reinicie o CloneCD. Escolha a opção 'Gravar do arquivo de imagem'. Selecione o arquivo modificado.ccd, a unidade óptica apropriada e clique em Avançar. Escolha a opção 'CD de áudio multimídia' e clique em OK. O processo de gravação começará e, quando terminar, você terá um CD protegido contra cópia.
Este método de proteção contra cópia de um CD é denominado proteção passiva. Ao modificar o arquivo.ccd, você na verdade criou duas trilhas dele. Por causa de uma peculiaridade nos drivers de áudio de CD do Windows quando se trata de várias sessões, as faixas de áudio de um CD multimídia com proteção passiva permanecerão invisíveis para a maioria dos aplicativos de software de reprodutor de mídia.