Spyware é um tipo de programa destrutivo que se instala sub-repticiamente no computador sem o consentimento do usuário. No devido tempo, esses programas coletam e listam dados sobre o usuário - desde suas informações pessoais até suas rotinas de navegação, como sites visitados. Na maioria das vezes, esses dados coletados serão usados por hackers no local para obter acesso às suas contas e, eventualmente, destruir sua identidade virtual. Além disso, o spyware pode alterar as configurações do computador - o que pode afetar o desempenho de vários programas ou, pior, a perda total da conexão com a Internet.
Os programas anti-spyware notificam você de sua existência e oferecem a opção de colocar em quarentena ou remover os arquivos anormais. Coletivamente, isso é frequentemente usado como uma medida de segurança para qualquer pessoa que possui e usa um computador. Você precisa saber como esses programas anti-spyware funcionam para que você possa interromper com eficácia os spywares em seus calcanhares.
Analisa o disco rígido. O programa examinará os arquivos do disco rígido que possam corresponder ao spyware listado em sua memória. Quando as definições do spyware são atualizadas, mais facilmente o anti-spyware as detecta. Às vezes, o spyware deixará uma assinatura no registro operacional, permitindo que o programa anti-spyware o detecte facilmente.
Verifica o registro e a memória. Por meio da verificação da técnica de registro, o programa anti-spyware procura as alterações que um possível spyware pode fazer nos arquivos de configuração do Windows. Uma falha neste tipo de arquivo afeta o desempenho do Windows. A varredura de memória, por outro lado, verifica os processos em execução em busca de sinais de ação do spyware.
Monitora URLs. O programa verifica os sites visitados e analisa os cookies contra o banco de dados de programas de spyware identificados. Uma alternativa barata será limpar os cookies periodicamente, especialmente quando o programa anti-spyware ainda não tiver se atualizado.
Atualiza informações sobre spyware. Uma vez que o spyware também se mantém atualizado ao executar suas ações, o mesmo deve ocorrer com o programa anti-spyware que você utiliza. Cada vez que você se conecta à Internet, seu banco de dados fica atualizado. Esta é a principal razão pela qual este programa é frequentemente vendido por assinatura.
Sempre que você se conecta à Internet, ele encontra várias ameaças na forma de malware. Existem os habituais vírus, worms, Trojans, adware, malware e spyware. Você pode comprar instaladores que irão defender seu computador contra vírus, worms e cavalos de Tróia, mas você precisa se inscrever para proteção adicional.
Redirecionamento de HTTP não autorizado
A Internet tem tido sua cota de problemas causados por programas de spyware, como evidenciado pela presença de banners pop-up que o enfurecem com anúncios ou mesmo redirecionando HTTP não autorizado geralmente para sites pornográficos. Opondo-se a esses programas estão os fornecedores de programas anti-spyware, como Spybot - Search and Destroy, Ad-Aware SE e Windows Defender, que mantêm os computadores vulneráveis protegidos.
Uma assinatura de programas anti-spyware fornecerá essa proteção. Embora possa ser um pouco íngreme, que é a única desvantagem em obter esse tipo de proteção, o preço que você paga é mínimo em comparação com os danos futuros que o malware pode causar ao seu computador.