Você sabia que as teclas que você pressiona no teclado podem ser gravadas? Você ou um terceiro pode revisar praticamente qualquer coisa que você digitou usando o teclado usando um keylogger. Este é um hardware ou software especial instalado no seu computador.
Aplicativos de aplicação da lei
Um keylogger pode ser usado para fins legítimos e ilegítimos. Análise de produtividade do trabalho, solução de problemas de rede e aplicativos de aplicação da lei são algumas das maneiras como um keylogger é usado legalmente. Infelizmente, existem pessoas que usam keyloggers para espionar usuários de computador e usar as informações para atividades ilegais.
Keylogger de hardware
Você pode verificar o seu PC quanto à presença de um dispositivo de keylogging real. Este dispositivo está conectado à porta do teclado do seu PC. É muito fácil ver visualmente. Porém, os programas de segurança de software não podem detectar este dispositivo. Remova o dispositivo keylogger se não quiser que suas teclas sejam capturadas.
Keyloggers de hardware também podem ser instalados ou soldados diretamente na placa de circuito dentro do teclado. Você terá que desmontar o teclado para descobrir se possui este tipo de keylogger. O acesso às teclas capturadas pelo key logger pode ser visualizado por meio de um programa de processamento de texto. Você terá que inserir a senha correta para acessar o menu do keylogger.
Keylogger de software
Programas key logger online
Existem vários programas de registro de chaves disponíveis online. Alguns malwares, spywares e vírus de computador podem ter a capacidade de instalar um keylogger de software. Indivíduos sem escrúpulos geralmente tentam capturar seu nome de usuário e senha para obter acesso às suas contas bancárias online e outros registros financeiros. A verificação de um keylogger de software em seu PC envolve o seguinte.
Instale um programa antivírus de alta classificação, bem como um bom programa anti-spyware. Eles podem ser comprados online ou em uma loja de informática. Escolha programas que garantam a captura de keyloggers em seu PC. Visite sites de análise de computador para descobrir quais programas podem fazer o melhor trabalho de captura de keyloggers.
Execute seus programas antivírus e anti-spyware. Deixe que esses programas protejam seu PC verificando seu computador, bem como seus discos rígidos externos e discos de dados. Certifique-se de que os vírus e outros códigos maliciosos encontrados por esses programas sejam excluídos ou colocados em quarentena. Você deve configurar seus programas antivírus e spyware para serem executados automaticamente no mesmo dia da semana.
Atualize seus programas antivírus regularmente. A lista de definições de vírus deve estar sempre atualizada ou atualizada. Vírus, spyware e malware são criados todos os dias por indivíduos malévolos. Não ter um programa atualizado deixa seu computador vulnerável a ataques. Você pode configurar seu programa antivírus para atualizar as definições de vírus diariamente.
Execute um gerenciador de tarefas. Este programa verifica quais programas ou processos estão em execução. Alguns gerenciadores de tarefas terceirizados até fornecem informações online sobre os processos em andamento. Se você encontrar processos que não são familiares, pesquise online e descubra o que ele faz. Você pode simplesmente pegar um keylogger no trabalho.
Instale um firewall. Embora um firewall possa não ser capaz de protegê-lo totalmente de keyloggers, ele pelo menos irá avisá-lo quando um programa estiver enviando dados do seu PC para a Internet. Em seguida, você pode executar seu programa antivírus ou anti-spyware. Verifique se o seu sistema operacional ou programa de vírus tem uma opção de firewall. Caso contrário, você pode baixar e instalar um da Internet.
Keyloggers podem ser usados para o bem e para o mal. Se você não quiser que seus pressionamentos de tecla sejam registrados, certifique-se de que não haja nenhum keylogger em seu computador. Keyloggers de hardware são fáceis de encontrar, exceto quando estão conectados ao teclado. Os keyloggers de software podem ser detectados por programas antivírus e anti-spyware.