Adobe Photoshop é uma das ferramentas mais eficazes para designers gráficos ou o usuário médio alterar fotos e criar peças de arte originais. Com ferramentas que podem fazer qualquer coisa, desde borrar até replicar, o Photoshop pode ser útil em retocar imagens não tão perfeitas e na criação de "efeitos especiais", usando sua miríade de filtros disponíveis, incluindo o filtro de texturas. Esses filtros podem fazer qualquer coisa, desde fazer uma imagem parecer envelhecida até torná-la parecida com ladrilhos de mosaico. Para usar filtros do Photoshop, incluindo texturas, decida primeiro se deseja que toda a imagem seja afetada ou apenas uma determinada seção.
Se você quiser que toda a imagem seja afetada, abra sua foto no photoshop e selecione o filtro na barra de seleção superior.
Decida na lista de opções de filtro qual produzirá o efeito desejado. A maioria dos nomes de filtro descreve o efeito resultante (ou seja, "desfoque", "pixelizar" e "esboço"), mas você pode experimentar cada um até encontrar o desejado. A opção Texturas está neste menu na parte inferior. Lembre-se de que o Photoshop só permite "desfazer" uma vez, portanto, não salve a foto até que esteja completamente satisfeito com o resultado.
Se você deseja usar o filtro apenas em uma determinada parte da imagem, use uma das ferramentas de seleção da janela de ferramentas. (Se a janela não estiver aberta, vá para Janela> Ferramentas na barra de menu superior.) Existem três opções diferentes: laço, laço poligonal e laço magnético. O laço dá a você mais liberdade para fazer uma área de seleção; o laço poligonal cria seleções angulares; e o laço magnético seleciona os pixels mais próximos do cursor e "cola" nesses pixels. Lembre-se de não clicar duas vezes ao fechar sua seleção. Arraste o cursor ao redor da seleção que você deseja fazer e feche-a terminando no pixel inicial.
Depois de fazer uma seleção, você pode seguir as etapas 2 a 3 acima para aplicar o filtro a essa área.
Você também pode cortar seções de sua foto, colá-las em uma camada diferente e aplicar filtros para criar fundos especiais. Por exemplo, se você quiser fazer um fundo com qualidade de estúdio para a foto de um amigo ou ente querido, pode selecionar a pessoa na imagem com uma das ferramentas de laço. Escolha Editar> Cortar na barra de menu superior. Em seguida, vá para Window> Layers. Na guia Camadas, escolha a seta no lado direito da janela. Escolha Nova Camada e selecione OK. Certifique-se de que essa camada esteja selecionada; em seguida, escolha Editar> Colar na barra de menu superior. A imagem da pessoa deve aparecer nessa camada. Ainda na aba Camadas, selecione a camada onde seu fundo agora está isolado. Na janela Ferramentas, selecione um azul escuro como a cor do primeiro plano e um azul mais claro como a cor de fundo. Em seguida, escolha a opção de filtro Renderizar> Nuvens nas seleções de Filtro na barra de menu superior.
Para completar a imagem e criar um tamanho de arquivo menor, você pode escolher camada> nivelar imagem. Depois de fazer isso e salvar, você não poderá trabalhar na camada de fundo separadamente da camada de imagem. Ao tentar salvar o arquivo pela primeira vez após a adição de camadas, o computador provavelmente irá salvar a imagem como um arquivo do Photoshop (.psd) por padrão. Você pode substituir isso puxando para baixo o menu na opção Formato na janela Salvar. Escolha o tipo de imagem mais adequado às suas necessidades (imagens.tiff são arquivos maiores e são boas para mídia impressa; imagens.jpg são boas para mídia digital, como sites) e selecione Salvar.
Existem muitas outras coisas para as quais o Photoshop pode ser usado, mas aplicar filtros como texturas é uma das coisas mais divertidas e dramáticas. Depois de se familiarizar com esse aspecto, será muito mais fácil explorar todas as outras opções que o Photoshop oferece.