A Internet está se tornando rapidamente um dos serviços essenciais de que as pessoas precisam no dia a dia. A Internet é necessária não apenas para o trabalho, mas também para se comunicar com a família e amigos, para manter contato e para se divertir. Muitas residências e escritórios agora têm conexões de Internet sem fio ativadas em suas casas. Embora essas conexões de Internet sem fio sejam muito convenientes, lembre-se de que também são muito fáceis de hackear. Veja como você pode proteger sua conexão.
Informações de login. A primeira coisa que você precisa fazer depois de configurar a conexão com a Internet é alterar as informações de login. Isso é especialmente importante se um técnico configurou o computador para você. Certifique-se de que apenas você sabe quais são as informações de login. Além de alterar as informações de login, você também deve alterar os pontos de acesso SSID para um nome pessoal de sua escolha.
Desative a transmissão. Em seguida, você precisa evitar que o SSID seja transmitido automaticamente. Em hotspots públicos, o SSID é distribuído automaticamente para que vários dispositivos possam se conectar à Internet. Quando você permite que o SSID seja transmitido automaticamente, no entanto, você está basicamente informando às outras pessoas que tem uma conexão de Internet sem fio não segura.
Suporte WPE. certifique-se de que todos os seus hardwares são capazes de lidar com WPE, que é o tipo mais básico de protocolo de segurança de dados que você pode usar para proteger as informações que passam pelo seu hardware. Tanto quanto possível, no entanto, você deve escolher dispositivos com maior proteção, como aqueles que são capazes de lidar com WPA2 ou pelo menos WPA. Lembre-se de que é necessário apenas um dispositivo para penetrar em toda a sua rede sem fio.
Posicionamento. Ao configurar o roteador para sua rede de Internet sem fio, você também deve considerar o posicionamento e a posição. Algumas pessoas colocam seus roteadores no telhado ou em lugares altos, como a varanda. Tanto quanto possível, no entanto, você deve colocar o roteador apenas nos cômodos onde precisa da Internet ou no centro da casa. Dessa forma, o sinal ficará muito fraco para ser acessível às pessoas que moram fora de sua casa.
Endereços. O endereço IP dinâmico é um dos mais fáceis de usar, e é por isso que a maioria das pessoas tem endereços IP dinâmicos. Esses tipos de endereços, no entanto, também são os mais fáceis de hackear. Tente usar endereços IP estáticos sempre que possível. Além disso, certifique-se de ter especificado os endereços MAC apenas para dispositivos que você usa regularmente.
Desligar. Se você estiver saindo de casa, desligue o roteador. Muitas pessoas ficam tão acostumadas a deixar o roteador ligado o tempo todo que esquecem que isso torna suas redes mais vulneráveis. Ao desligar o hardware, você pode garantir que ninguém conseguirá invadir o seu sistema. Além disso, certifique-se de desativar a administração remota, para que um hacker de fora não possa operar sua rede.
Com isso em mente, você deve ser capaz de aumentar a segurança e a proteção de sua conexão de Internet sem fio.