Como criar uma calculadora de empréstimo no Excel?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
Pagar a taxa mensal do seu empréstimo é algo que você nunca deve considerar garantido. Manter o controle sobre ele precisa ser preciso, mas descomplicado para evitar erros. Uma das melhores maneiras de controlar sua taxa mensal é utilizando uma calculadora de empréstimos. Uma calculadora de empréstimo pode ser feita no Microsoft Excel sem pagar um centavo em outro software.
Calculadora financeira
Aqui estão algumas etapas sobre como criar sua própria calculadora financeira:
Insira os rótulos de suas variáveis em células separadas. Certifique-se de que eles sejam colocados em um formato que torne todas as variáveis fáceis de acessar e localizar. Normalmente, você terá os rótulos básicos como o valor do empréstimo, a taxa de juros anual e o número de anos para finalizar o pagamento. Esses rótulos devem ser colocados nas três primeiras células abaixo do título do formulário no canto direito da página. Preencha as células em branco ao lado dos rótulos de acordo com seus valores reais.
Para o cálculo dos pagamentos mensais, você terá que usar a função PMT. Então, em uma célula vazia, anote o rótulo. Em seguida, adjacente a essa célula está a fórmula para calcular o pagamento mensal. Digamos que o valor do empréstimo esteja localizado na célula B3, a taxa de juros real na célula B4 e o número de anos na célula B5. A fórmula deve ser escrita como = PMT (B42, B5 * 12, B3).
Vamos quebrar toda a fórmula para entendê-la. PMT é a função enquanto B42 fornece a taxa de juros mensal. É muito importante obter a taxa de juros mensal porque você precisará dela para calcular o valor do seu pagamento mensal. B5 * 12 fornece o número de meses em que você fará pagamentos. B3 é o valor do empréstimo. Depois que essa fórmula for definida, o cálculo do seu pagamento mensal será definido como automático.
Você pode notar que a cor da fonte da quantidade resultante da fórmula é vermelha e também é uma quantidade negativa. Não se assuste, pois é apenas uma indicação de que é uma quantia que precisa sair do seu bolso. Se você quiser alterá-lo, pode usar a função absoluta. Portanto, a fórmula torna-se = abs (PMT (B42, B5 * 12, B3).
Agora, se você deseja acompanhar seu empréstimo até o último centavo, uma boa opção é recorrer a downloads de calculadoras de refinanciamento em formato Excel feitos por profissionais. Se você utilizar um, terá todo o seu extrato de conta, incluindo o saldo após cada pagamento e os juros mensais após cada pagamento. Existem também calculadoras somente de juros que podem mostrar como seus pagamentos mensais afetam o prazo de conclusão de seus pagamentos.
Se for muito importante que você tenha confiança em todos os pagamentos que fizer do seu empréstimo, uma calculadora de empréstimos fornecerá isso a você. As calculadoras de pagamento são muito consistentes e não o enganarão por nenhuma quantia de dinheiro.