Como criar uma planilha ou calculadora de pagamento de empréstimo?
Carlos Wilson Loureiro
• 4 min de leitura
Cada organização de crédito usa o Microsoft Excel para traçar e calcular o esquema de pagamento do empréstimo de cada solicitante que encontra. Ao organizá-lo em uma planilha, eles podem automatizar o processo de cálculo, plotando os números e os totais para os pagamentos mensais, e a taxa de juros será calculada e exibida automaticamente. Como as organizações de crédito, você pode criar sua própria planilha de pagamento de empréstimo para controlar seus empréstimos e calcular os pagamentos que você deverá fazer. Uma planilha desse tipo pode ajudá-lo a calcular planos de pagamento para diferentes organizações de crédito, a fim de comparar e escolher a melhor opção para você.
Escolhendo microsoft excel
Abra a planilha. Clique duas vezes no atalho do Microsoft Excel na área de trabalho para executar o aplicativo. Se você não possui o atalho na área de trabalho, acesse o aplicativo abrindo o menu "Iniciar" e escolhendo Microsoft Excel no menu de programas. Assim que o Excel carregar, ele o levará a uma planilha totalmente nova.
Crie os rótulos. Na planilha, você precisará rotular cada linha com base nas informações que traçará lá. Como você criará uma planilha que permitirá calcular e exibir os números de um determinado empréstimo, será necessário rotular cada linha conforme prescrito a seguir:
Montante do empréstimo. Isso representará o valor principal do empréstimo. Codifique o rótulo na célula A1.
Taxa de juros anual. Insira este rótulo na célula A2. Esta é a taxa de juros anual que a organização de crédito cobrará pelo empréstimo.
Taxa de juros mensal. Na célula A3, codifique este rótulo. Isso servirá como a taxa de juros mensal calculada que você terá que pagar além do plano de pagamento.
Anos para pagar. Este rótulo representa o número de anos que você levará para pagar o valor do principal. Insira isso na célula A4.
Número total de pagamentos. Insira este rótulo na célula A5. Isso representará o número total de pagamentos com base no número total de anos que você levará para reembolsar o valor do principal.
Valor do pagamento mensal. Identifique isso na célula A6. Isso representará os pagamentos mensais que você fará. Incluirá um pagamento mensal contra o valor do principal, incluindo a taxa de juros do mês.
Pagamento total. Esta célula exibirá o valor do principal mais o valor total da taxa de juros para todo o período do empréstimo. Coloque este rótulo na célula A7.
Insira os valores. Na coluna B, você precisará inserir os valores em cada célula ao lado dos rótulos na coluna A. Certifique-se de seguir e inserir os detalhes exatamente conforme as instruções.
Cell b1. Este é o valor principal do empréstimo. Insira o valor exato do empréstimo. Por exemplo, se você estiver solicitando um empréstimo de 7460€, insira o valor na célula.
Cell b2. Digite o valor referente à taxa de juros anual. Você pode clicar com o botão direito do mouse na célula para formatá-la para exibir o valor como uma porcentagem.
Cell b3. Digite "= B22" na célula e pressione "Enter". O valor deve aparecer. Formate a célula para exibi-la também como uma porcentagem. Esse montante representará a taxa de juros mensal.
Cell b4. Insira o número de anos que você levará para pagar o empréstimo.
Cell b5. Digite exatamente "= B4 * 12". O valor exibirá o número total de pagamentos que você precisará fazer.
Cell b6. Digite esta fórmula na célula, "= PMT (B1, B3, B5)". Isso exibirá os pagamentos mensais que você precisará fazer, incluindo juros.
Cell b7. Digite "= B5 * B6" para exibir o valor total que você precisará pagar pelo empréstimo. Isso incluirá a taxa de juros com base no número total de anos que você levará para reembolsá-lo.
Com esta planilha, você pode inserir outros valores nas células B1, B2 e B4 para calcular as outras células para refletir os valores apropriados. Agora, você tem uma planilha totalmente automatizada que pode ajudá-lo a avaliar e monitorar seus empréstimos.