Um facilitador é alguém que sempre cobre os erros de outra pessoa, alguém que aceita toda a culpa e consequências pelas ações de outra pessoa e que assume todas as responsabilidades de outras pessoas. Sua principal razão para essa persona mártir é garantir que alguém tenha menos problemas. Na maioria dos casos, isso geralmente é feito por um ente querido ou amigo muito importante. No entanto, essa prática é extremamente prejudicial à saúde de todas as pessoas envolvidas. Um pode nunca aprender sobre responsabilidade e consequências, enquanto o outro desperdiçará sua vida consertando os problemas de outras pessoas. É realmente uma história triste. Felizmente, você pode fazer algumas coisas para impedir que um facilitador arruíne sua vida e ao mesmo tempo tornar a de outra pessoa melhor. Continue lendo para aprender mais.
Avalie sua situação atual. Antes de começar a mudar, é muito importante que você saiba exatamente o motivo pelo qual precisa mudar em primeiro lugar. Procure a principal causa raiz do motivo pelo qual você se tornou um facilitador. Compreenda a si mesmo examinando todas as suas ações, relacionamentos sociais, valor próprio e assim por diante. Esse processo pode ser muito difícil de lidar no início, mas é melhor enfrentá-lo agora do que depois. Você se sentirá melhor depois de chegar a um acordo com seu eu interior.
Observe a pessoa com quem você se habilitou. Observe cuidadosamente sua atitude. Como ele te trata? Ele está sendo responsável o suficiente? Ele pensa primeiro antes de fazer algo? Ele é preguiçoso, imaturo e não se importa com ninguém além de si mesmo? Estes são alguns exemplos que você precisa perguntar a si mesmo. Verifique se o que você fez por eles teve um efeito negativo.
Defina seus próprios limites. Isso significa que você deve criar um limite para as coisas que fará por alguém. Isso inclui cobrir o erro de outra pessoa, consertar o problema de outra pessoa, tolerar a preguiça de outra pessoa e assim por diante. Remova todas essas coisas. Seja muito firme e rigoroso quanto a isso.
Fale com todas as pessoas envolvidas. Explique-lhes cuidadosa e pacientemente que você não está mais disposto a assumir nenhuma de suas responsabilidades por eles. Explique seu motivo. Você pode encontrar muitas reações violentas ou chantagens emocionais, mas não ceda!
Siga em frente. Aprenda e viva suas próprias regras. Respeite-os estritamente à medida que segue em frente com sua vida. Se alguém o enganar para fazer algo, não reaja e apenas saia. Agora que você tem muito tempo em suas mãos, pense no que deseja fazer. Mime-se com uma massagem, uma viagem, visite a sua família e amigos, etc. Você merece tudo isto!
Essas são as coisas que você precisa fazer para impedir com êxito um facilitador de fazer coisas para outras pessoas. Este pode ser um momento difícil para quem deseja se submeter a este procedimento. Certifique-se de que ele tenha todo o suporte emocional de que precisa. Isso o manterá motivado e permanecerá no caminho certo para amar a si mesmo. Apenas lembre-se, seja sincero, solidário e consistente em todos os momentos. Boa sorte!