Calcular a folha de pagamento manualmente usando caneta, papel e uma calculadora seria muito oportuno e uma dor de cabeça. Ainda bem que existe o Microsoft Excel que você pode usar para facilitar a computação e a organização de sua folha de pagamento. No MS Excel, você pode criar e personalizar fórmulas para computação de acordo com suas necessidades, mas para iniciantes, existem modelos fáceis de usar que a MS já forneceu para você, então você não terá que perder muito tempo e esforço em cálculos sua folha de pagamento manualmente.
Veja como você pode fazer sua folha de pagamento no Excel:
Abra o Microsoft Excel. Se você ainda não tem o MS Excel, pode comprá-lo e baixá-lo online ou comprar um CD de instalação do Microsoft Office.
Encontre um modelo. Para versões anteriores do MS Excel, você pode apenas clicar em novo e, em seguida, pesquisar o modelo de calculadora da folha de pagamento digitando "calculadora da folha de pagamento" na caixa de texto "Pesquisar modelos no Office.com". No entanto, para versões mais recentes do MS Excel, você pode clicar em Arquivo e, em seguida, clicar em Novo e digitar "calculadora da folha de pagamento" na caixa de texto "Pesquisar modelos no Office.com. Selecione o modelo de calculadora da folha de pagamento e clique em download.
Insira seus dados nas células do Excel na folha de informações do funcionário. Digite o nome do seu funcionário com seu número de identificação correspondente e seu salário por hora. Insira também outros dados, como o Federal Allowance do W-4.
Insira os impostos correspondentes de cada funcionário. Digite status fiscais, percentagens fiscais estaduais, percentagens de imposto de renda, percentagens de imposto de segurança social, etc. Excel calculará automaticamente todas estas percentagens fiscais e os resultados aparecerão nas Total de Impostos coluna retidos.
Insira as deduções de cada funcionário. Digite o valor de suas deduções, como Dedução de Seguro e Outras Deduções Regulares. O Excel calculará automaticamente todas essas deduções.
Insira os dados do funcionário na folha da calculadora da folha de pagamento. Dados como horas normais trabalhadas, horas de férias, horas de doença, horas extras e a taxa de horas extras devem ser digitados nesta folha. O Excel calculará automaticamente o pagamento bruto de cada funcionário e cada pagamento líquido, incluindo os impostos e as deduções.
Insira linhas. Se você tiver mais funcionários do que as linhas disponíveis no modelo, poderá inserir uma linha para funcionários adicionais. Clique com o botão direito na última linha e clique em Inserir. Um menu aparecerá, selecione Linha Inteira entre as opções e clique em OK. Uma nova linha foi inserida. Basta alterar o número de identificação do funcionário e inserir os dados do funcionário.
Recibos de pagamento individuais. Os holerites individuais de cada funcionário estarão disponíveis na planilha de holerites individuais do Excel. Você pode imprimi-los e permitir que seus funcionários assinem como reconhecimento da folha de pagamento.
Único dado incorreto
É importante que você salve o documento da calculadora da folha de pagamento e certifique-se de que nenhuma pessoa não autorizada tenha acesso a ele. Você também pode imprimir a folha de pagamento para cópia impressa e documentação. Não se esqueça de sempre ter cuidado ao digitar os dados, pois um único dado incorreto pode alterar tudo.