Onde comprar ouro, o que esperar dos negociantes e os diferentes tipos de investimentos (barras de ouro, barras de ouro e moedas de ouro)
Você pode estar se perguntando por que deveria considerar a compra de ouro. Bem, em primeiro lugar, ouro é dinheiro real. Ao contrário de ações, títulos ou mesmo dinheiro - que na verdade são apenas representações de dinheiro, quando você compra ouro, ele tem um valor intrínseco que não pode ser eliminado por uma crise monetária ou um colapso no mercado de ações.
Por esse motivo, comprar ouro é muito popular. Muitos investidores o veem como uma forma atraente de adicionar estabilidade e diversidade a um portfólio. Quando você compra ouro, ele não paga dividendos e pode não oferecer aumentos de preços emocionantes; no entanto, é valioso, líquido e comercializado globalmente 24 horas por dia.
"Financeiramente, possuir ouro físico é como possuir um imóvel sem hipotecas", diz Adrian Ash, chefe de pesquisa da Bullion Vault, uma empresa de comércio e armazenamento de ouro com sede em Londres. "Porque, ao contrário de ações ou títulos, o fracasso financeiro de ninguém pode eliminá-lo, e investir em ouro tem tudo a ver com defender suas economias dos erros dos outros."
Agora que você sabe o quanto o ouro é valioso, provavelmente deseja saber mais sobre como comprá-lo. Desde a compra de várias formas de ouro até aprender onde comprar moedas de ouro, barras e ações, essas dicas podem ajudá-lo a fazer um investimento do qual não se arrependerá.
Compra de moedas e barras de ouro
A primeira coisa que um investidor em ouro precisa decidir é se deve ou não possuir ouro físico - ouro que você pode ver e tocar - ou investir dinheiro no mercado de ouro de alguma outra maneira. Se você quiser ter ouro físico, precisará comprar moedas e barras de ouro.
Certamente, comprar moedas e barras de ouro para ver o brilho e o brilho de seu investimento faz parte da emoção de possuí-lo. Se você comprar barras de ouro ou moedas, no entanto, também precisará planejar custos adicionais, como armazenamento seguro em um cofre doméstico ou cofre de banco, bem como seguro. Seu ouro físico não deve ser desprotegido. E quando chegar a hora de vender o ouro, você terá que encontrar um comprador de boa reputação e lidar com a movimentação física das moedas ou barras - enviando-as para algum lugar ou levando-as a um negociante local.
Com o ouro físico, as duas opções de investimento mais populares são moedas e pequenas barras. Ambos são barras de ouro puro (ou quase puro), apenas moldadas em uma determinada forma. As moedas vêm em uma ampla variedade de tamanhos e pesos, o que as torna mais acessíveis e fáceis de revender do que as barras. Se você quiser comprar barras de ouro, no entanto, precisará aprender a vendê-las mais tarde. Isso afetará o tipo de investimento que você faz. Por exemplo, você teria que encontrar um comprador rico para comprar o ouro na forma de uma barra de 10 gramas, enquanto você poderia encontrar vários compradores casuais por 10 moedas de 1 grama. Portanto, se você está preocupado em revender uma barra, considere comprar algumas moedas.
Além disso, como as casas da moeda do governo emitem moedas, são mais difíceis de falsificar, portanto, se você comprá-las, terá mais certeza do valor real.
Se você decidir comprar moedas, esteja ciente da diferença entre moedas de ouro e moedas "numismáticas". As moedas numismáticas são itens de colecionador porque são raras, antigas ou cunhadas como parte de uma edição especial. Os especialistas desaconselham a compra de moedas colecionáveis, a menos que você esteja procurando uma maneira de combinar investimento em ouro com um hobby de moedas. As moedas numismáticas são para colecionadores, não para investidores em ouro. Portanto, as melhores moedas para comprar, se você quiser revendê-las mais tarde, são as de barras de ouro.
"Pode haver um prêmio substancial para moedas numismáticas e moedas colecionáveis emitidas por casas da moeda em todo o mundo bem acima do preço à vista atual do ouro", avisa David Schraeder do World Gold Council. Se você está tentando comprar e vender moedas de ouro, saiba que as numismáticas serão mais difíceis de revender, já que seu campo de potenciais compradores é limitado a colecionadores. (O "preço à vista", mencionado acima, é o preço de entrega do ouro físico, que é de dois dias a partir da data da negociação.)
As moedas de ouro mais populares são as águias e búfalos europeus, as folhas de bordo canadenses, os Krugerrands sul-africanos, as filarmônicas austríacas e os pandas chineses. Mantenha as moedas em sua embalagem original. Quando você não os remove da embalagem, eles ficam menos danificados com o tempo e retêm mais valor.
Barras sólidas de barras de ouro vêm em tamanhos de um grama - mais uma bolacha do que uma barra real - a um quilo. Os fabricantes de barras de ouro incluem Johnson Matthey Group, PAMP, The Perth Mint, Rand Refinery e outros. É importante comprar barras de ouro de uma fonte confiável porque houve casos de barras falsificadas, nas quais o centro era de tungstênio ou outro metal, então certifique-se de negociar com um vendedor de boa reputação.
Ao examinar barras de ouro, você verá referências à sua pureza ou finura. Esta é a quantidade de ouro real em uma moeda, barra ou peça de joalheria. Qualquer coisa abaixo de 24 quilates, ou 999 partes por mil, é misturada com outra liga de metal. O ouro de 18 quilates, por exemplo, tem 750 partes de ouro puro e 250 partes de liga por mil. É claro que isso afetará o preço e também por quanto você pode vendê-lo mais tarde.
Quando você comprar barras, saiba que geralmente custam 999 ou 995 partes por mil de ouro. E quando você compra moedas de ouro, pode esperar que variem de 917 partes por mil para o Krugerrand sul-africano e o European Eagle a 999 partes por mil para a Filarmônica austríaca e a Maple Leaf canadense. A pureza mais alta pode parecer mais brilhante e atraente logo na embalagem, mas moedas com outras ligas de metal tendem a resistir melhor com o tempo, já que o ouro é um metal muito macio.
Você pode ver um "grama troy" ao olhar para moedas ou barras de ouro. Saiba que este é o peso padrão com o qual o ouro é cotado no mercado internacional, sendo igual a 31,1035 gramas. Recebeu o nome da velha cidade francesa de Troyes, onde havia uma feira comercial anual nos dias medievais. Barras e moedas não são suas únicas opções para possuir ouro.
Outras opções
Se você deseja comprar ouro para um investimento sem possuí-lo fisicamente, existem outras opções. Você não precisa ver ou tocar seu ouro para se beneficiar da estabilidade do mercado. Na verdade, existem muitas maneiras mais seguras de comprá-lo. Muitas vezes, usar os exemplos listados abaixo torna a venda de seu ouro muito mais fácil - geralmente exigindo apenas um telefonema ou acesso à sua conta de investimento online.
Contas ouro: se você deseja possuir ouro físico sem o incômodo de encontrar armazenamento seguro e segurá-lo, verifique seu banco local. Alguns bancos agora oferecem contas em ouro, nas quais o ouro é guardado para você em um cofre seguro em algum lugar (Londres ou Zurique, por exemplo). Se você planeja comprar barras ou moedas dessa forma, saiba que as contas de ouro podem ser alocadas (barras específicas pertencem apenas a você) ou não (você possui a barra junto com outros investidores).
Estoque de mineração: você também pode comprar estoque de ouro. O desempenho de uma mineradora de ouro no mercado de ações acompanha muito bem o preço do ouro. Portanto, possuir ações em uma empresa de mineração é outra maneira de comprar ouro sem realmente possuí-lo. Mais de 300 empresas de mineração estão listadas e negociadas publicamente nas bolsas de valores da Europa.
Gold etfs: Desde meados dos anos 200, várias firmas bancárias oferecem fundos negociados em bolsa aos compradores. Os ETFs de ouro são lastreados em ouro físico que a empresa mantém em armazenamento seguro ou em futuros de ouro. As ações desses produtos financeiros regulamentados aumentam à medida que os preços do ouro aumentam. As ações são geralmente acessíveis e negociadas tão facilmente quanto qualquer outro produto em uma bolsa de valores.
Futuros e opções: os contratos futuros de ouro são compromissos vinculantes de fazer ou receber uma quantidade e pureza especificadas de ouro, em uma data prescrita, a um preço acordado. Você precisará da ajuda de um corretor da bolsa para comprar futuros ou opções.
Quer você decida ir com moedas ou ouro do mercado de ações, você descobrirá que a paciência é uma virtude. Ash diz que nos últimos 10 anos ou mais, "A única maneira de perder dinheiro foi entrar e sair do mercado, em vez de simplesmente assumir uma posição e permanecer nele. Poucos especialistas que conheço cronometraram o mercado bem o suficiente para vencer os 16 ganho médio anual obtido com o ouro desde 2001. "
Quanto investir
Michael McGowan, autor de "Financial Foghorn's Guide to Gold", diz que quando você decidir investir em ouro, compre o suficiente para que seja igual a cerca de 5% do total de seus investimentos. Seu desempenho estável e constante geralmente não é afetado pelo que está acontecendo em outros mercados, o que o torna uma boa maneira de diversificar seu portfólio.
Embora não existam maneiras exatamente baratas de comprar ouro, você pode descobrir que a melhor maneira de comprá-lo é distribuir dinheiro regularmente. A maioria dos investidores se sai bem a longo prazo com uma média de custo em dólar, diz Ash. Isso significa reservar uma quantia fixa de dinheiro e investi-la em ouro regularmente (mensal ou trimestralmente, por exemplo). Isso pode "suavizar" o preço geral de compra. Dependendo de quanto você tem de reservar, esta estratégia pode não ser possível com moedas ou outras formas físicas de ouro porque o preço por grama pode chegar a 1040€ ou mais. Considere uma conta de ouro, onde você pode comprar por grama, ou um fundo negociado em bolsa.
Se esta é a melhor forma de comprá-lo, fique atento a outros custos além do preço do ouro. As taxas do corretor da bolsa, armazenamento, seguro, comissões do revendedor e impostos variam de acordo com o tipo de ouro que você compra, portanto pesquise-os com antecedência.
“Cobranças de taxas fixas (como as de uma corretora de ações) podem tornar o investimento de uma quantia fixa mais eficiente do que economias pequenas, mas regulares,” diz Ash.
Quando comprar
Para ficar por dentro dos preços mais recentes do ouro, você pode considerar trabalhar com um consultor financeiro. Tente encontrar alguém que conheça o mercado de ouro. “Os consultores, como a maioria dos gestores de fundos, estão, em geral, apenas lentamente chegando à ideia de investimento em ouro”, diz Ash. "Foi deixado para escritores independentes na Web estudar os padrões históricos [do mercado de ouro]. Isso significa que há muito sensacionalismo mal informado."
Para monitorar o seu investimento e ficar em cima do preço do ouro, tente ler relatórios de inteligência de mercado do World Gold Council. Você também deve ficar de olho no "preço à vista" do ouro por grama de Troy no site do Kitco the Bullion Vault, para saber aproximadamente quanto você poderá pagar.
Duas vezes por dia, os maiores bancos de ouro em Londres (o centro do mercado mundial de ouro no atacado) se reúnem para acertar um único preço para liquidar seus pedidos pendentes. Isso é conhecido como London Fix. A correção é amplamente usada como referência para transações à vista em todo o mercado. Os cinco membros do grupo se reúnem às 10h30 e às 15h, horário de Londres.
Onde comprar
Agora que você sabe como e quando comprar ouro, precisa saber aonde ir para fazer seu investimento. Como muitas pessoas, você provavelmente deseja encontrar um lugar que venda ouro a preços promocionais, mas há mais do que isso.
O World Gold Council pode ajudá-lo. Eles oferecem uma lista de negociantes de ouro confiáveis em todo o mundo - tanto vendedores online quanto lojas físicas - para que você possa encontrar o melhor lugar para comprá-lo em sua área. O Better Business Bureau também pode ajudá-lo a encontrar revendedores com uma reputação limpa. As perspectivas dos negociantes individuais sobre o preço futuro do ouro podem variar, então não espere que os preços de todos os negociantes sejam os mesmos e não tenha medo de pesquisar para obter o melhor preço possível.
Você não precisa comprar ouro em uma loja local. Você também pode fazer sua compra online. Na verdade, para muitas pessoas, a Web é vista como um dos melhores lugares para fazer seu investimento. Varejistas online como Amazon e sites de leilão como eBay são outra opção, mas faça sua lição de casa com antecedência, já que você não terá um revendedor para ajudá-lo com as compras nesses varejistas online. Saiba o tipo de ouro que deseja comprar e verifique a reputação e as credenciais do vendedor antes de fazer uma compra online.
Conheça as implicações fiscais
Ao contrário de outros investimentos, o ouro não se enquadra na taxa de imposto sobre ganhos de capital usual. Se você possui ouro físico, como moedas ou barras, ou um ETF que é respaldado por ouro físico, a Receita Federal considera isso uma coleção, em vez de um investimento - porque é possível que você colete joias de ouro. Se isso não é um incentivo para comprar esse metal valioso, o que é?
No entanto, se você for comprar barras de ouro, provavelmente também irá vendê-las. Portanto, antes de investir nele, considere o que acontecerá se você vendê-lo. Se você possui ouro por menos de um ano antes de vendê-lo, o dinheiro que você ganha é considerado rendimento normal e tributado de acordo. Se você vender o ouro depois de possuí-lo por mais de um ano, os ganhos serão tributados a uma alíquota máxima de 28%. Compare isso com a taxa de 15% para a maioria dos investimentos no mercado de ações.
Esperançosamente, este guia o ajudou a aprender como comprar ouro. Como escreve Richard Smith, ouro "É o seguro que você compra quando não tem certeza exatamente contra o que está se segurando." E assim como você faria antes de fazer o seguro de sua casa, carro ou vida, pesquise bem a sua compra antes de comprar ouro para segurar o resto de seus investimentos.