O rejuntamento é a penúltima etapa no processo de revestimento do tipo faça você mesmo. É também a parte mais complicada do trabalho. O rejunte é o material que fica visível entre ladrilhos no chão, backsplash, no banheiro, etc. Ele preenche o espaço entre os ladrilhos e os apóia, quase como cola.
Abaixo estão algumas dicas sobre como argamassa seu projeto de ladrilho.
Tipos de rejuntes: Existem três tipos principais de rejuntes à base de cimento, de epóxi e de resina furana. Destes, existem duas categorias principais - lixado e não lixado. Os rejuntes lixados são usados para juntas de 0,13" ou maiores, e os rejuntes não lixados são usados para juntas menores ou iguais a 0,13" (você consegue usar os dois tipos para juntas de 0,13").
Rejunte à base de cimento. A argamassa à base de cimento pode ser encontrada nas variedades lixada e não lixada, em pó ou pré-misturada. É usado com mais frequência para projetos de ladrilhos DIY. É mais fraco do que a argamassa epóxi, mas é mais fácil de trabalhar (e limpar).
Furan Resin Grout. Este tipo de argamassa está disponível em variedades lixadas e não lixadas. Em vez de conter água, sua base é o álcool. Por isso, possui altíssima resistência a produtos químicos. No entanto, geralmente só vem na cor preta e requer não apenas o revestimento dos ladrilhos com cera antes da aplicação, mas também a remoção do excesso de rejunte por meio de limpeza a vapor. Por essas razões, não é a escolha mais prática para um projeto do tipo faça você mesmo.
Rejunte epóxi. A argamassa epóxi é mais cara do que outros tipos de argamassa e é resistente à água. Essas rejuntes são muito eficazes para ladrilhos que requerem um alto grau de resistência à água e manchas (como bancadas).
Outros tipos de rejuntes: rejuntes de cimento lixado modificado com látex. Esta argamassa é semelhante ao grupo de cimento, mas tem um grau adicional de resistência à água e características de colagem que a torna ótima para banheiros, bancadas e backsplashes que podem ser expostos a muita umidade.
Outros tipos de rejuntes: rejuntes de calafetagem. Esta argamassa é espremida de um tubo com a mão ou com uma pistola de calafetagem. Esses rejuntes combinam muito com as cores das marcas de cimento e são ótimos para preencher juntas de difícil acesso.
Cor: decida que tipo de visual você deseja criar.Os rejuntes de cor clara destacam a cor nos ladrilhos dominantes, enquanto os rejuntes de cores mais escuras com ladrilhos mais claros acentuam o padrão geométrico do seu design. Os rejuntes mais escuros são bons para esconder a sujeira (pisos de cozinha), enquanto os rejuntes mais claros tendem a mostrar a sujeira.
Pré-rejuntamento: permite que os adesivos curem. Cada tipo de adesivo possui um tempo de cura diferente. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para permitir que os adesivos para pisos curem antes de serem rejuntados.
Pré-rejuntamento: limpar as juntas. Remova qualquer adesivo excessivo com uma lâmina de barbear antes de rejuntar.
Pré-rejuntamento: úmido ou seco? Dependendo do tipo de argamassa que você usará, pode ser necessário umedecer as juntas. Leia o rótulo do fabricante para obter orientação.
Aplicação: bóia de borracha: Aplicar a argamassa na superfície do azulejo usando uma bóia de argamassa de borracha dura em um ângulo de 45 graus. Isso força a argamassa na junta. Embora você deva fazer toda a aplicação de uma vez (para manter a consistência da cor do rejunte), tente trabalhar em uma pequena área, conclua e vá para outra. 2-4 m2 é um bom espaço para focar e terminar antes de passar para a próxima área.
Aplicação: argamassa para moldes. A argamassa cura depois de aplicada, portanto, enquanto ainda estiver viável, aplique a ferramenta nas juntas. A argamassa terá uma consistência semelhante a uma massa que permitirá que você trabalhe nas juntas que precisam de alguma forma extra e / ou enchimento.
Tem um plano. Certifique-se de formar um plano para grandes projetos, como um piso. Desenvolva um plano para rejuntar o piso de forma que você não tenha que caminhar sobre as juntas recém-rejuntas.
Limpeza preliminar: usando a borda. Conforme você usa a bóia, retire o excesso de argamassa com a borda da ferramenta. Não cave nas juntas, mas sim limpe a superfície. Isso ajudará na próxima série de limpezas.
Limpeza secundária: esponja: Leia o rótulo do fabricante para se certificar de que não há problema em usar uma superfície úmida para limpar o ladrilho durante a fixação da argamassa. Na maioria dos casos, será.
Espere. Deixe o ladrilho descansar pelo tempo recomendado. O processo de cura é muito importante e você não quer perturbá-lo.
Seal. Para a maioria dos tipos de argamassa, você precisará selar as juntas. Certifique-se de usar o selante de argamassa adequado para o projeto - sempre consulte o rótulo do fabricante da argamassa. Sele as juntas com duas aplicações. Certifique-se de limpar qualquer gota do ladrilho, pois alguns ladrilhos são sensíveis a esta substância.
Limpeza final: pano branco seco. Agora você precisará remover a "névoa" que vê em toda a sua obra-prima com ladrilhos. Usando um pano branco e seco, esfregue a névoa remanescente do ladrilho. Agora que a argamassa está selada, você pode usar água em todos os pontos difíceis que permanecerem. Se houver resíduos teimosos, use uma esponja abrasiva de fibra.
O rejuntamento não é uma tarefa muito difícil, contanto que você tenha as ferramentas adequadas e preste atenção ao que o rótulo do fabricante diz sobre os tempos de cura, tipos de selante, etc. Certifique-se de cobrir adequadamente qualquer área que não deseja sujar (bancadas se você estiver trabalhando em um backsplash) porque o rejuntamento é MESSY! Limpe suas ferramentas, baldes e área de trabalho antes que a argamassa endureça - você economizará muito tempo e energia. Boa sorte!
Ferramentas necessárias:
Flutuador de argamassa de borracha, balde, misturador de argamassa, produto de argamassa, esponja, gaze / pano, jornal para proteger o espaço de trabalho.
Cuidado:
Não interrompa o projeto na metade e espere que, ao misturar um novo saco de argamassa, ele tenha exatamente a mesma cor.
Dicas rápidas:
É uma boa ideia usar argamassa escura em ladrilhos com muito tráfego, uma vez que esconde melhor a sujidade.