Como fazer reparos de telhado faça você mesmo (e quando chamar um profissional)?
Eduarda Nicole Rocha de Teixei
• 6 min de leitura
Problemas no telhado podem ser uma verdadeira dor. Especialmente se você tiver água, folhas ou qualquer outra coisa entrando em sua casa.
Em vez de tentar coordenar seu orçamento e o cronograma de um empreiteiro, por que não fazer algumas coberturas DIY?
Acredite ou não, existem alguns reparos simples de telhados DIY que são absolutamente viáveis. Você só precisa de um pouco de conhecimento e de algumas ferramentas simples.
Embora algumas tarefas devam ser realizadas por profissionais, há momentos em que você mesmo pode resolver o problema. Continue lendo para consertos de telhado DIY e informações sobre quando ir com um profissional.
Encontre a raiz do problema
Alguns problemas de cobertura podem parecer menores quando na verdade não são. Por isso, é importante chegar à raiz do problema.
Se você encontrou um problema com seu telhado, inspecione-o cuidadosamente. Determine qual é o verdadeiro problema. Pode parecer apenas um problema de cascalho quando na verdade há um problema mais profundo.
Não confie apenas na sua inspeção. Você pode perder algo importante. Problemas de cobertura podem ser caros, portanto, certifique-se de não perder algo maior. Se você avistou algo pequeno, ainda pode lidar com isso sozinho.
Contate um profissional de telhadura e obtenha uma inspeção gratuita do telhado. Eles farão um orçamento e informarão qual é o verdadeiro problema. Em seguida, você pode decidir se deve ou não consertar sozinho ou deixar que os profissionais cuidem disso.
Problemas de telhas
Se você tiver algumas telhas faltando, você provavelmente poderá consertar o problema sozinho. O mesmo vale para telhas danificadas.
Primeiro, você precisará encontrar telhas que combinem com as da sua casa. Se você tem quaisquer extras da última vez que você construiu o telhado de sua casa, vá com eles, ou exatamente do mesmo tipo.
Se você não sabe o tipo exato de telha usada, encontre a correspondência mais próxima possível. Depois de fazer isso, remova as telhas problemáticas. Em seguida, use adesivos e pregos adequados para instalar os novos.
Pode ser necessário remover algumas telhas ao redor para fazer o trabalho corretamente. Certifique-se de obter telhas novas o suficiente para cobrir seu espaço de trabalho.
Problemas de vazamento
Se o seu telhado apresentar pequenos vazamentos, você poderá corrigir o problema sozinho. Primeiro, localize a área do telhado que está deixando a água entrar. Você pode fazer isso do sótão, se tiver um.
Depois de encontrar a origem do problema, a correção dependerá da situação.
Se a condensação estiver pingando de uma unha exposta, simplesmente corte a unha com um alicate. Se o vazamento estiver vindo de um tubo, substitua os arredores de metal e borracha que protegem a parte inferior do tubo. Eles podem estar podres ou danificados de alguma outra forma.
As áreas ao redor das janelas, paredes de águas-furtadas e aberturas são suscetíveis a vazamentos. Verifique o revestimento, a calafetagem e outros materiais circundantes e faça os reparos necessários.
Reparos reluzentes
Pode ser necessário consertar o lampejo em seu telhado. Esse problema pode aparecer em áreas onde algo se projeta do seu telhado, como uma chaminé ou claraboia.
Pequenos orifícios podem ser tapados com cimento para telhados. Os maiores precisarão ser corrigidos. Ao criar um patch, use o mesmo material usado no flashing existente.
Desbaste e limpe a área a ser remendada. Aplique o seu patch usando cimento para telhados. Certifique-se de que o patch é maior do que a área que precisa ser corrigida.
Refazer o telhado de uma seção
Você pode precisar refazer uma seção maior do que apenas algumas telhas danificadas. Se for esse o caso, remova as telhas existentes e instale as novas apropriadamente.
As telhas podem ser colocadas em camadas, portanto, pode ser necessário remover mais de uma camada de telhas. Você precisará replicar o que removeu para que seu telhado ainda tenha a melhor aparência. Mantenha seu telhado uniforme instalando o mesmo número de camadas que removeu.
Lembre-se, porém, de que os regulamentos limitam as camadas de cascalho a apenas duas. Remova as duas camadas se o telhado já tiver duas camadas de telhas.
Quando ligar para um profissional
Embora seja divertido e até prático consertar problemas de telhados por conta própria, talvez seja necessário chamar um profissional. Aqui estão algumas dicas para decidir quando você deve ligar para alguém em vez de tentar resolver o problema sozinho.
A inclinação ou o formato do telhado podem não oferecer uma maneira segura de se locomover. Se a segurança for um problema, sempre chame um profissional. Eles têm o equipamento e a experiência para lidar com telhados íngremes e outras configurações potencialmente perigosas.
Não arrisque se envolver em um problema ainda maior. Chame os profissionais se houver alguma chance de lesão.
Substituição do telhado
Se todo o telhado precisar ser substituído, é melhor chamar um profissional. A substituição do telhado dá muito trabalho e é melhor deixá-la para quem tem a experiência certa. Você pode perder algo importante, pois não tem o mesmo treinamento e conhecimento dos regulamentos que um profissional.
Questões de garantia
Qualquer trabalho executado incorretamente pode invalidar a garantia da sua casa. Se você não tiver as habilidades, ferramentas ou conhecimento adequados para fazer um reparo corretamente por conta própria, sempre chame um profissional.
Experimente estes reparos simples de telhados DIY
Os reparos de telhados DIY podem economizar muito dinheiro e tempo de espera. Você só precisa do conhecimento e das ferramentas adequadas.
No entanto, consertar problemas de telhados por conta própria nem sempre é o melhor caminho. Portanto, não hesite em chamar um profissional quando precisar!
Se você decidir consertar seus problemas de telhados por conta própria, mantenha estas dicas DIY em mente. Eles o ajudarão a corrigir os problemas em um instante.
Você não tem certeza se seu telhado realmente precisa ser consertado? Clique aqui para obter algumas dicas sobre como determinar se isso acontece ou não.