Um Mac é uma peça de hardware maravilhosa. Tem um ótimo sistema operacional proprietário. É confiável, rápido e seguro. No entanto, com o tempo, você pode notar que o seu Mac começa a ficar lento e não permite que você execute algumas tarefas que costumava fazer quando o seu Mac era novo. Você não precisa comprar um novo Mac, então não entre em pânico. Você só precisa fazer algum trabalho de manutenção para aumentar o desempenho do seu Mac e torná-lo mais rápido. Existem várias tarefas que você pode realizar para tornar o seu Mac mais rápido, e aqui estão algumas delas.
Verifique seu espaço em disco. Se o seu Mac tiver menos de cinquenta por cento de espaço em disco restante, você precisará limpar o disco rígido. Exclua os arquivos de programa desnecessários, pois esses aplicativos ocupam muito espaço em disco. Remova os instaladores do programa que você pode ter esquecido de excluir depois de instalar o software. Se você precisar desses instaladores, seria melhor transferi-los para um dispositivo óptico ou uma unidade externa para liberar espaço no disco rígido.
Gerencie sua RAM. Verifique as configurações de RAM do seu Mac e restaure as configurações padrão.
Aumente o tamanho do cache de disco se você tiver RAM sobressalente em outro megabyte para melhor desempenho.
Se você tiver RAM suficiente de sobra, desligue a memória virtual do seu Mac. Desligá-lo minimizará o acesso ao disco rígido e a RAM executará algumas das tarefas executadas pelo disco rígido.
Exclua os arquivos antigos que você não precisa ou não precisa mais. Se você tiver vários arquivos muito importantes, considere armazená-los em dispositivos de armazenamento portáteis e externos para liberar o espaço em disco necessário. Exclua as fontes não utilizadas que serão carregadas ao iniciar um aplicativo.
Gerencie o uso de memória, limitando o número de aplicativos que você mantém abertos de uma vez. A memória necessária para que todos os aplicativos permaneçam abertos e prontamente disponíveis para uso é enorme. Não inicie e feche aplicativos de vez em quando, pois essas tarefas sobrecarregam a memória do seu Mac. É melhor manter abertos alguns aplicativos que você usará constantemente, como um navegador da web, um programa de documentos e talvez um programa de planilhas.
Arquivos de música e vídeos consomem muita memória. Armazene-os em CDs ou DVDs e unidades flash que você possa acessar prontamente. Isso irá reduzir o uso de memória ao mínimo.
Se notar que o seu Mac ainda está lento, mesmo que você tenha fechado alguns aplicativos, tente reinicializar o Mac para remover os dados que foram coletados enquanto você trabalhava e alternar entre os aplicativos. Isso também limpará a área de transferência, que retém os arquivos que foram copiados e colados, principalmente arquivos de imagem e longas sequências de texto.
Desligue a imagem do seu desktop. Geralmente são imagens de alta resolução que você baixou ou algumas fotos que você mesmo tirou. Esses são arquivos grandes que consomem muito espaço em disco. Tente usar um padrão de área de trabalho integrado ou use uma cor de tema de área de trabalho sólida para minimizar o espaço em disco.
Estas são apenas algumas das dicas que você pode aplicar para liberar valioso espaço em disco e fazer seu Mac funcionar com mais rapidez e eficiência. Consulte o manual do usuário do seu Mac para obter mais dicas e conselhos.