Como verificar o uso de memória em servidores Linux e Unix?
Sra. Isabella Ivana Lovato
• 4 min de leitura
Unix é um sistema operacional de computador desenvolvido por uma equipe de funcionários da AT&T trabalhando na Bell Labs em 1969. Lançado em 1971, foi adquirido pela Novell em 1994 e posteriormente transferido para o The Open Group. O Unix tem uma Especificação Única UNIX implementada em todo o mundo e apenas os sistemas que estão em conformidade com este padrão podem usar a marca comercial. Outros sistemas podem ser chamados de Unix-like, como Linux.
Os sistemas operacionais Unix são usados em estações de trabalho e servidores e são projetados para serem portáteis, podem realizar várias tarefas simultaneamente e ser usados por vários usuários a qualquer momento.
Laboratório nacional Oak Ridge
Linux é um derivado do sistema operacional de computador Unix, cujo desenvolvimento é um dos exemplos mais populares da aliança de software livre e de código aberto. O nome Linux veio de Linus Torvalds, que originalmente escreveu o programa em 1991. Hoje, o sistema Linux é popularmente usado desde sistemas embarcados, como aqueles usados em smartphones, até supercomputadores como o Jaguar, o supercomputador mais rápido do mundo (em novembro de 2009) sendo usado pelo Oak Ridge National Laboratory e o Sequioa, a ser lançado em 2011, pela IBM, considerado o supercomputador mais poderoso do mundo. O Linux também é a base para a combinação de servidor e software de LAMP (Linux, Apache, MySQL, Perl / PHP / Python), um favorito dos desenvolvedores e a plataforma mais comum para serviços de hospedagem na web. A distribuição Linux também foi adotada por vários países. Em 2008, quase 60% de todos os servidores web rodam em Linux.
A memória é um dos recursos mais vitais em um servidor. Ele garante a operação rápida e desobstruída do sistema. Portanto, é essencial que um servidor tenha ampla memória disponível, especialmente aqueles servidores que são usados para banco de dados e hospedagem na web.
Distribuições de servidor Linux
Um servidor Unix ou Linux distribui toda a memória disponível para administração e outros programas em execução no servidor e deixa apenas um buffer de cerca de 5 megabytes. Quando isso acontece, você precisa verificar quais recursos estão acumulando ou usando muita memória do servidor. Existem várias ferramentas e comandos disponíveis para o administrador verificar isso. Aqui está o que você precisa fazer:
1. meminfo. Este comando fornecerá todas as informações sobre o uso de memória do seu servidor. Para usar este comando, basta digitar cat / proc / meminfo.
2. grátis. Este comando exibe a quantidade total de memória física usada e livre, memória swap e os buffers usados pelo kernel do servidor. Para usar este comando, digite o seguinte para opções adicionais:
free -m ou free (espaço) -m. Isso permitirá que você veja sua memória física em megabytes.
free -m -t ou free (espaço) -m (espaço) -t. Este comando é quase igual ao anterior, mas adiciona outra linha para mostrar o total geral, bem como os totais da memória usada e livre.
3. vmstat. Quando você usa este comando, seu servidor lhe dará um relatório sobre processos, espaço de paginação, swap, cache, buffer e memória livre, atividade de IO de disco, traps, interrupções, mudanças de contexto e a atividade de sua unidade de processamento central.
4. topo. O uso deste comando fornecerá uma visão em tempo real de seus sistemas durante sua execução. Isso mostrará um resumo e uma lista das tarefas gerenciadas atualmente feitas pelo kernel do servidor Linux / Unix. Ele também irá mostrar a você as informações sobre memória física usada e livre, memória swap e buffers, bem como memória em cache.
5. ps aux. As letras ps representam o status do processo. Ao digitar este comando dentro do shell de comando, você verá uma exibição de todos os processos e programas em execução no servidor e quanta memória eles estão usando. Com este comando você pode ver a porcentagem do recurso de memória que está sendo usado por tarefas e programas e ser capaz de identificar aqueles que usam muita memória e verificá-los.