Os sistemas operacionais Windows tornaram mais fácil compartilhar e acessar arquivos em uma rede compartilhada com a introdução de " Discos rígidos mapeados ". Ao mapear um disco rígido, você pode acessar a pasta compartilhada de outro computador e torná-lo um "disco rígido" no Windows Explorer. A seguir estão as etapas para realizar essa tarefa.
1. Inicie "Meu Computador".
Menu inicial padrão
Basicamente, você pode abrir Meu Computador de duas maneiras fáceis, clicando no ícone "Meu Computador" que você vê em sua área de trabalho ou se estiver usando o Menu Iniciar Padrão (onde, por padrão, o ícone Meu Computador não aparecerá no sua área de trabalho), clique no botão "Iniciar" e clique duas vezes em "Meu Computador" para iniciá-lo.
2. Navegue até a caixa de diálogo "Mapear unidade de rede".
Na barra de menu do Meu Computador, clique em "Ferramentas" e no menu que aparece, selecione " Mapear Unidade de Rede ".
3. Selecione a letra que deseja que esta unidade tenha. Clique no menu suspenso ao lado de "Drive:" e selecione uma letra.
4. Selecione a pasta de onde os dados virão.
Caminho da pasta
Clique no menu suspenso ao lado de "Pasta:" e digite "\\" seguido pelo nome do computador e depois "\" seguido por um caminho de pasta. Por exemplo, você mapeará uma unidade do computador "Servidor 01" e o caminho da pasta seria "SharedDocs", a entrada deve ser semelhante a: "\\ Server 01 \ SharedDocs".
Se você não tiver o caminho específico disponível, poderá navegar até ele e poderá fazer isso executando as etapas a seguir.
Clique no botão "Procurar" para abrir a caixa de diálogo "Procurar pasta".
Recolher " Toda a rede " pressionando o sinal "+" para mostrar a lista de redes às quais você está conectado.
Realce o nome da rede à qual o outro computador está conectado.
Selecione o nome do computador.
Selecione a pasta que deseja mapear e clique em "OK" para fechar o Browse for Folder e levá-lo de volta ao Map Network Drive.
Mapa do disco rígido
5. Decida se deseja que o mapa do disco rígido seja permanente ou não.
Se quiser que o mapa seja permanente, marque a caixa "Reconectar ao fazer logon". Isso garantiria que, mesmo se você reiniciar o sistema, ele sempre manterá o mapa do disco rígido. Se você precisar que essa conexão seja temporária, basta desmarcar "Reconectar ao fazer logon".
6. Salve o disco rígido recém-mapeado.
Clique no botão "Concluir" para que as novas configurações tenham efeito.
Você também pode usar o prompt de comando para mapear um disco rígido. Se você não se sentir confortável em usar o prompt de comando, sinta-se à vontade para seguir as etapas fornecidas acima.
1. Abra o " Prompt de Comando ".
Lançar prompt de comando
Existem duas maneiras de iniciar o Prompt de Comando e aqui estão as etapas para fazer isso.
Clique em "Iniciar", destaque "Programas" ou "Todos os Programas", dependendo do tipo de Menu Iniciar que você está usando, destaque "Acessórios" e clique duas vezes em "Prompt de Comando".
Pressione "Iniciar", selecione "Executar", insira "cmd" no campo de texto e pressione "Enter" no teclado.
2. Decida a letra que você deseja que esta pasta mapeada tenha.
Pode ser qualquer letra que você queira que esta pasta tenha, desde que não seja usada no momento. Para este tutorial, usaremos a letra "A".
3. Aprenda o nome do computador e a pasta de onde deseja que os dados venham.
Para este tutorial, usaremos "Server 01" como o nome do computador e "SharedDocs" como a pasta compartilhada que você deseja mapear.
Pasta compartilhada
4. Digite o comando para mapear uma pasta compartilhada em uma rede.
No prompt de comando, digite o seguinte: "net use a: \\ Server 01 \ SharedDocs" e pressione a tecla Enter no teclado. Se o processo foi feito corretamente, ele mostrará "O comando foi concluído com sucesso."
Observe que em "Meu Computador", a unidade de rede agora aparecerá de acordo ao lado de seus discos rígidos locais.