Neste artigo, vou falar sobre outro sistema operacional além do Windows (2000, XP, Vista, etc.). Na verdade, há muitos outros sistemas operacionais disponíveis, alguns dos quais são melhores que o Windows em muitos aspectos. Vou tocar em um deles - Linux, e uma distribuição popular do Linux, Ubuntu.
Passo 1
Entenda o que é um sistema operacional (SO). Um computador (todo tipo dele) possui hardware. Algo precisa usar esse hardware para manipulá-lo de acordo com as necessidades do usuário. Esse manipulador é um sistema operacional. Faz a tela brilhar, faz o teclado funcionar e assim por diante.
Passo 2
Conheça o Linux e como ele é feito. Linux é um sistema operacional. O Windows está feito e você o tem. O Linux é feito e você pode personalizá-lo. Claro, não é necessário personalizá-lo. Há uma grande variedade de versões Linux já personalizadas para escolher. Esses são chamados de distribuições (ou distros). Um deles é feito para administradores de sistema, outros são feitos para serem usados no Microsoft Office, alguns para jogos, alguns para teste e alguns apenas para diversão. Aqui, escreverei sobre o Ubuntu, o mais popular e (parece) o mais amigável para o uso diário.
Etapa 3
Experimente o Ubuntu Linux. Esta distribuição é a mais popular. É fácil de usar, tem uma interface amigável e funciona muito bem. É uma ótima alternativa para Windows.
O Linux, em geral, é um sistema básico. Tudo o que você vê em seu monitor (algumas janelas, programas abertos, explorando uma pasta, etc.) é um ambiente de área de trabalho (sentado em um sistema operacional, é claro). O Linux possui vários ambientes de desktop. Ubuntu usa um chamado Gnome. Existe outra distribuição Linux chamada Kubuntu. Este usa um ambiente de área de trabalho chamado KDE. E há mais uma distribuição Linux baseada no Ubuntu - Xubuntu, que usa o ambiente de desktop XFCE. Qual você deve escolher? É uma grande questão e não vou respondê-la aqui. Se você não sabe qual é o mais adequado para o seu computador, não precisa se preocupar, você poderá testar cada um deles facilmente após qualquer instalação (Ubuntu, Kubuntu ou Xubuntu).
Passo 4
Considere usar o melhor - ubuntu. Em primeiro lugar, é grátis. Você economizará seu dinheiro se usar o Linux.
Em segundo lugar, é seguro. O Windows foi feito sem segurança no início. Demorou um pouco até que pensassem que segurança era necessária. O software antivírus cobre apenas a parte superior do sistema operacional, mas não está realmente dentro dele. O Linux é feito com segurança desde o início. Você tem que bagunçar muito para obter problemas de segurança. O Linux pede uma senha para quase todas as ações sérias.
Depois de ter o Ubuntu, é fácil de usar. Você pode ter ouvido que não é, mas isso não é verdade. Ubuntu Linux é muito fácil. Ele suporta vários idiomas, tem uma ótima documentação, muitos fóruns e outros usuários úteis.
O Linux é muito personalizável. Você pode facilmente torná-lo parecido com o Windows Vista ou Mac OS X. Você pode simplesmente adicionar o software que desejar e alterar o comportamento do Ubuntu.
Se você não é jogador, não é editor de vídeo ou fotógrafo, se usa seu computador para checar e-mail, navegar na internet, assistir filmes ou ouvir música, sugiro que use Ubuntu Linux. Você economizará dinheiro e terá um sistema operacional fascinante.
Você pode passar duas horas e ter o Windows, mas também pode passar alguns dias e ter o que realmente deseja.