O formato de disco óptico conhecido como DVD vem em várias dimensões físicas e capacidades de armazenamento. Essas diferenças são designadas por números, de DVD 1 a 5, 9, 10, 14 e 18. DVD 1 a 4 têm 8 centímetros de diâmetro. A partir do DVD 5, um diâmetro mais padrão e familiar de 12 centímetros foi mantido. Ambos os DVDs 5 e 9 e de um lado, significando que apenas uma face do disco contém dados legíveis. O DVD 9, entretanto, possui duas camadas de dados e pode conter um total de 8,54 gigabytes de informação. O DVD 5, por outro lado, tem uma capacidade de armazenamento muito menor de apenas 4,70 gigabytes porque possui apenas uma camada de dados. Apesar dessa diferença, ainda é possível ajustar os dados armazenados no DVD 9 ao DVD 5 usando métodos de compactação de dados.
Utilize o aplicativo de redução de DVD. DVD Shrink é um aplicativo de software gratuito desenvolvido para rodar em sistemas operacionais Windows. Este software funciona copiando qualquer filme armazenado no formato DVD9 de camada dupla aprimorado para o formato DVD5 com menos capacidade de armazenamento. Isso significa essencialmente que outros recursos, como legendas em idiomas estrangeiros e trilhas sonoras, são removidos para caber em um disco DVD5. Certifique-se de baixar o DVD Shrink de um site respeitável. Também seria uma boa ideia submeter o programa a uma verificação de vírus antes de continuar a instalá-lo em seu computador pessoal. Basta seguir as instruções passo a passo para a instalação do DVD Shrink.
Insira o disco. Coloque o disco DVD9 que você deseja reduzir na unidade óptica do computador.
Inicie a redução do DVD após a instalação bem-sucedida. Agora você pode começar a reduzir sua coleção de filmes DVD9 para os formatos DVD5. Escolha Open Disc na interface principal. Você será solicitado a escolher o DVD que deseja reduzir, então faça isso agora. Depois, basta clicar em OK.
Comprimir. A compressão é necessária para manter a melhor qualidade do filme. Faça isso selecionando Extras e, em seguida, Menus. Uma vez na seção de modificação das configurações de compressão de vídeo, escolha 9-10 para o nível de compressão. Outra opção é selecionar Imagens estáticas para realmente maximizar a qualidade do filme principal.
Reduza outros recursos. Navegue até o menu Filme principal. Aqui, você pode reduzir o tamanho do filme principal desmarcando certos recursos. Remova todas as trilhas indesejadas ou desnecessárias, como trilhas sonoras de idiomas estrangeiros, na seção Áudio. Porém, lembre-se de deixar pelo menos uma trilha AC3 ao realizar esta etapa. Além disso, você pode se livrar das legendas em idiomas estrangeiros na seção Subpicture.
Inicie o processo de conversão de formato. Agora que você selecionou apenas os recursos que deseja, a conversão de DVD9 para DVD5 pode começar. Mas antes de continuar, certifique-se de que seu computador pessoal tenha espaço suficiente no disco rígido. Depois de ter certeza, você pode clicar em Backup! Você será solicitado a selecionar o local onde deseja salvar o DVD recém-convertido, então faça isso neste momento. Depois disso, marque o botão Região livre e digite o ID do provedor no campo de texto correspondente. Por fim, basta clicar em OK para que o processo de conversão comece.
A compressão e conversão de dados quase sempre resultam em uma diminuição na qualidade quando se trata de multimídia. Mas essa perda pode ser minimizada com a execução cuidadosa da técnica.