Como entender noções básicas de rede de computadores?
Srta. Sabrina Leal Correia
• 3 min de leitura
Um grupo ou conjunto de computadores conectados é denominado rede de computadores. Essa configuração permite que computadores conectados em rede enviem e recebam dados e compartilhem recursos como impressoras. Computadores ou periféricos conectados em rede não precisam ter o mesmo sistema operacional ou mesmo ser semelhantes a um dispositivo; eles podem variar de desktops, notebooks e consoles de jogos. Esses dispositivos podem ser conectados com ou sem fio.
Placa de interface de rede
Existem dispositivos ou hardware de que você precisa antes de criar uma rede. O dispositivo mais importante de que você precisa é a placa de interface de rede (NIC), que é o componente principal necessário para se conectar a uma rede. NICs com fio são integrados à placa-mãe, mas você pode comprar uma placa separada, caso seu computador seja mais antigo. Outro dispositivo de que você precisa é um roteador. O roteador é responsável pela transmissão de dados em uma rede. A conectividade do roteador pode ser com ou sem fio.
Redes com fio usam cabos e NIC. Existem três peças de hardware que usam essa configuração.
Fio de par trançado ou cabo UTP - este meio é o mais frequentemente usado na indústria de telecomunicações, especialmente para uso doméstico. Os cabos UTP são dois fios de cobre isolados e enrolados em pares, que são usados para transmitir voz e dados. Esses fios de cobre em espiral e isolados reduzem a interferência eletromagnética elétrica e diminuem a diafonia.
Cabo coaxial - a televisão a cabo usa esse tipo de fiação. Os cabos coaxiais são cabos elétricos que consistem em um fio de alumínio ou cobre envolto em uma camada isolante, que é feita de alta constante dielétrica. Uma camada condutora é então enrolada em torno do fio de cobre e da camada isolante tubular antes de ser encerrada em uma camada isolante fina.
Fibra ótica - a fibra ótica é um tipo de fiação que transmite dados em pulsos de luz. Este cabo é composto de fios finos de fibra de vidro, que são envolvidos em uma camada protetora.
As redes sem fio usam um roteador sem fio e placas de interface de rede sem fio. Esta tecnologia usa tecnologia de rádio de alta frequência para se conectar à Internet. A LAN sem fio é a configuração mais comumente usada nesta tecnologia.
As redes são frequentemente chamadas de Conexão de Área Local (LAN), Rede de Área Ampla (WAN), Rede de Área Metropolitana (MAN), Rede de Área Pessoal (PAN), Rede Privada Virtual (VPN), Rede de Área Campus (CAN) ou Armazenamento Rede de área (SAN). Os nomes a que se referem dependem da escala, intervalo e função; eles são projetados para serem usados em uma localização geográfica específica. Por exemplo, CAN se destina a conectar computadores em um campus, enquanto LAN geralmente se destina a conectar um conjunto de computadores, ou dispositivos, em casa.
As redes de computadores certamente crescerão à medida que a tecnologia crescer e conhecer os fundamentos da rede o ajudará a seguir em frente com o avanço da tecnologia.