Como usar um V-Chip para filtrar o uso da Internet pelas crianças?
David Vale
• 4 min de leitura
Nos anos desde a introdução do V-Chip, um dispositivo que utilizava classificações de programas de televisão para bloquear a exibição de programas com conteúdo inaceitável por menores, vários programas de computador foram introduzidos para evitar a exibição de material impróprio também na internet. Infelizmente, muitos desses programas foram incapazes de filtrar todo o material questionável ou eram muito bons em suas filtragens e bloquearam sites que não mereciam ser bloqueados. Devido à natureza da Internet e à forma como o acesso à Internet é fornecido, não há uma maneira real de os fabricantes fazerem um verdadeiro V-Chip que possa ser usado em computadores para controlar o acesso à Internet por menores. No entanto, várias etapas foram tomadas para criar um sistema de classificação para melhorar muito a eficácia dos filtros da Internet, minimizando o número de falsos positivos que resultam no bloqueio acidental de sites apropriados.
Associação de classificação de conteúdo da Internet
A Internet Content Rating Association, também conhecida como ICRA, tem desenvolvido um sistema de classificação da Internet semelhante aos usados por estúdios de cinema, estações de televisão e fabricantes de videogames. Para fazer melhor uso deste sistema de classificação, o ICRA desenvolveu uma série de filtros seletivos que podem ser programados para permitir diferentes níveis de acesso a diferentes membros da família. Com empresas como a Microsoft mostrando apoio para o ICRA e suas classificações, usar filtros que suportam as classificações do ICRA é uma das melhores maneiras de igualar a eficácia do V-Chip enquanto ainda permite uma certa liberdade para diferentes membros em sua casa. Para encontrar o melhor filtro compatível com ICRA para suas necessidades, você deve fazer o seguinte:
Use seu mecanismo de pesquisa preferido, como Yahoo!, Google ou DogPile, para pesquisar filtros de conteúdo da Internet para crianças. Você provavelmente receberá várias páginas de resultados, incluindo filtros bem conhecidos, como o NetNanny.
Abra várias das páginas de resultados em novas janelas ou guias do navegador, permitindo que você inspecione vários produtos diferentes sem ter que ir e voltar no mesmo navegador.
Leia a documentação de cada um dos sites, comparando o que os filtros oferecem e considerando suas necessidades específicas.
Depois de comparar os diferentes filtros, você poderá determinar qual deles atenderá melhor às suas necessidades e à sua família para manter seus filhos seguros online.
Programas de filtragem como esses podem servir praticamente ao mesmo propósito de um V-Chip, e têm o benefício adicional de ser uma instalação simples de software que pode ser atualizada ou alterada facilmente simplesmente baixando uma versão mais recente. Um verdadeiro V-Chip não poderia oferecer a flexibilidade de personalização ou atualizações.
Obviamente, para manter seus filhos seguros online, você deve fazer mais do que apenas instalar um programa e presumir que ele pegará tudo. Além de encontrar filtros de internet para o seu computador, você também deve ter um papel mais ativo em manter seus filhos seguros online visitando o site da ICRA e outros sites de navegação familiar, onde você pode aprender sobre medidas de segurança.
Converse com seus filhos sobre o que é apropriado e inapropriado e por quê.
Adicione sites ao banco de dados ICRA para classificação.
Encontre links para sites familiares, com atividades e conselhos para famílias que permitem que as crianças usem a Internet.
Torne-se ativo no ICRA ou em outros grupos que promovam a navegação segura para famílias e crianças.
Ferramentas necessárias:
Computador com acesso à internet
Cuidado:
Nenhum filtro será 100% preciso. Certifique-se de monitorar a atividade de seus filhos online para o caso de algo passar pelo filtro.
Dicas rápidas:
Converse com seus filhos, deixando-os saber por que alguns sites não são apropriados para sua visita.
Reserve um tempo para encontrar um filtro da web que possa distinguir entre materiais inadequados e outros sites, como aqueles com informações médicas.