Assim, agora você pode fazer chamadas telefônicas virtualmente para qualquer pessoa no mundo a partir do seu computador conectado à Internet por meio de uma conexão de banda larga de alta velocidade e com um plano de dados ilimitado. Incrível!
Você tem a mesma sensação; você se sente confortável para fazer essas chamadas, como se estivesse ligando de seu telefone fixo ou celular? Bem, eu estaria, já que há uma vantagem de custo muito boa. Mas isso é suficiente? Você espera que sua chamada VOIP seja tão boa quanto a experiência de chamada POTS (sistema de telefonia simples)? O seu provedor de serviços VOIP (Voice over Internet Protocol) está cumprindo as promessas feitas no momento em que você se inscreveu nos serviços? Como você avalia a qualidade de um serviço VOIP? Bem, não tenha medo, aqui está como fazer isso.
Métodos de tipo objetivo
Em primeiro lugar, existe um método simples para avaliar a qualidade de um serviço VOIP? Sim; você deve ficar feliz se não houver retardo ou atraso perceptível na voz e se o chamador puder ouvi-lo continuamente; se uma ou ambas as vozes não ecoam; suas chamadas não caem e não há ruído de fundo. Na maioria das vezes, suas chamadas devem ser conectadas na primeira vez que você tenta ligar para um número e você pode manter longas horas de conversa sem interrupções, quedas ou cortes de chamadas. Isso é bom, mas existe um sistema contábil de avaliação? Pode apostar que sim, é tecnologia, afinal, e como alguns dos serviços de VOIP são cobrados, a International Telecommunication Union (ITU) especificou vários métodos e padrões subjetivos e objetivos para avaliação da qualidade de um serviço de VOIP.
Considerando que o serviço VOIP é essencialmente transmissão de voz em pacotes de dados em tempo real, os especialistas têm preferido os métodos de teste de tipo objetivo - usam um conjunto de algoritmos e programas de computador para avaliar a qualidade VOIP e não têm envolvimento humano, [no subjetivo método de tipo, um conjunto de humanos (às vezes perto de uma centena de pessoas ou mais) recebe chamadas de voz e é solicitado a avaliar com base em parâmetros definidos].
Os métodos de tipo objetivo incluem
Alguns dos métodos de tipo objetivo incluem a Medida Perceptual da Qualidade da Fala, Avaliação Perceptual da Qualidade da Fala, Sistema de Medição da Análise Perceptual e o Modelo E, todos incorporados como padrões pela ITU.
Esses testes são classificados em testes intrusivos e não intrusivos. Os testes intrusivos envolvem a introdução de um sinal na rede de voz e a avaliação da jornada do sinal pela rede, enquanto um teste paralelo está sendo conduzido simultaneamente. Os resultados de ambos os testes são comparados para se chegar à análise da rede. Esses testes aplicam modelos auditivos existentes de seres humanos (formas como nossos ouvidos funcionam) em suas análises e podem ser conduzidos automaticamente. A automação dos testes de avaliação de qualidade fornece resultados confiáveis e os testes podem ser replicados em vários ambientes de teste para precisão.
Agora, se você está se perguntando como uma Jane ou Joe comum pode conduzir esses testes, a resposta é simples. Você pode pedir ao seu provedor de serviços um módulo de teste ou pesquisar online por provedores de serviços independentes que avaliarão o serviço para você. Você pode até salvar os resultados do teste para referência futura.