Durante a era da internet, todos, não importa onde vivam, estão conectados - e às vezes isso não é exatamente uma coisa boa. Já ouviu histórias de terror de pessoas que fornecem informações privadas pela Internet, levando a resultados desastrosos? É por isso que realmente vale a pena ter certeza de que os sites que você está navegando, especialmente sites de compras onde você precisa fornecer dados, como informações de cartão de crédito, estão seguros. Por outro lado, se você possui uma empresa e a conduz pela Internet, também vale a pena tornar seu site o mais seguro possível. Portanto, se você está procurando maneiras de criar um site seguro, continue lendo:
Saiba como é um site seguro. Normalmente, um site da Web tem um URL ou endereço que começa com http: //. Um site seguro, por outro lado, começará com um https: //. Além disso, procure um ícone de cadeado exibido na janela do navegador ou no canto inferior direito da tela. Clique neste ícone de cadeado para ver os detalhes de segurança do site. Com esses sinais, você saberá que um site é seguro e poderá ter certeza de que as informações fornecidas permanecerão privadas. Geralmente, você pode encontrar esses sinais em sites de bancos; instituições bancárias confiáveis gastam milhões para garantir a segurança de seus sites.
Crie seu site normalmente. Procure tutoriais que o ajudarão a criar seu site. Você encontrará as diferentes linguagens de programação que pode usar, como PHP e HTML. Você pode encontrar instruções em sites como smplanet.com.
Obtenha certificados SSL. SSL ou Secure Socket Layer fornece proteção e segurança para o seu site, e faz isso misturando dados. Existem muitos sites profissionais que oferecem certificação SSL de sites. Alguns desses sites incluem ssl.com, geotrust.com, godaddy.com, digicert.com e verisign.com. Godaddy e Verisign são provedores SSL estabelecidos e bem confiáveis; Digicert é um pouco mais caro, mas eles supostamente fornecem um serviço ao cliente muito bom. Compare as taxas disponíveis para cada provedor SSL, bem como a extensão e o nível de segurança que eles oferecem. Esses provedores de SSL geralmente também oferecem pacotes diferentes dependendo do tipo de negócio que você tem. Aproveite as vantagens das versões de avaliação gratuitas que eles oferecem, para que você possa verificar se o serviço que eles oferecem é realmente o que o seu site precisa.
Use um sistema de pagamento de site separado. Um dos sistemas de processamento de pagamento mais confiáveis usados agora é o PayPal, que é um site altamente seguro em si. Outra coisa boa é que o Paypal oferece receber clientes online gratuitamente, então você pode usar o Paypal para conduzir as transações financeiras entre você e seu cliente. Verifique em paypal.com.
Inclua uma opção de contato tradicional para seus clientes. Ainda existem muitos usuários de Internet por aí que nunca forneceriam suas informações pessoais pela web, não importa o quão seguro seja o seu site. Acomode-se fornecendo uma maneira para que eles entrem em contato com você, como por telefone ou e-mail.
Aí está! Estas são apenas algumas das maneiras de criar um site seguro. Lembre-se, hoje em dia, muita segurança é muito melhor do que nenhuma segurança! Boa sorte!