Todo mundo gosta de receber um bom atendimento ao cliente. E provavelmente todos podemos nos lembrar de ocasiões em que recebemos atendimento ao cliente extraordinário. Aqui estão algumas dicas para aumentar suas chances de obter um atendimento ao cliente que supere o normal:
Você define o tom. Sua atitude define o tom para a qualidade do atendimento ao cliente que você receberá. Quando você é saudado com um grunhido (ou pior) de um adolescente mal - humorado no balcão, como você reage? Sim, a criança precisa aprender a respeitar, mas qual a probabilidade de você ser capaz de transmitir essa lição dando um sermão? Nada. Como qualquer pai sabe, o melhor ensino ocorre pelo exemplo. Sempre trate os outros como gostaria de ser tratado, especialmente quando não está sendo bem tratado.
Seja claro sobre suas expectativas. Ninguém pode ler sua mente. Você precisa comunicar o que precisa e quando, para que a pessoa que está servindo a você possa atender. Quer isso signifique que você precisa de uma refeição rápida a tempo de dirigir ao aeroporto ou cartão entregue em uma determinada data, a pessoa que prestou o serviço precisa ter uma compreensão clara de suas expectativas. Às vezes, um cliente pode estar tão envolvido em um projeto que esquece que os outros não têm o mesmo conhecimento prático do projeto que ele; comunique as suas expectativas de forma clara e concisa desde o início.
Não leve os erros para o lado pessoal. Erros acontecem. Você vai pedir seu arroz frito sem tomate ou a crosta de pizza extra crocante, e o garçom vai bagunçar seu pedido. Não se preocupe com as pequenas coisas. Mesmo que um garçom derrame café quente em seu terno Armani novo, não é porque ele não gostou do terno...... é porque ele tropeçou. Coisas desagradáveis acontecem não porque seu garçom não o respeita ou não está ouvindo ou tem outras más qualidades........ mas porque todos nós estamos caminhando em direção a Belém com uma crosta de pizza encharcada de cada vez.
Fale se algo der errado. Se as coisas não estiverem indo como você esperava, informe a pessoa apropriada. Às vezes, as pessoas esperam muito tempo para resolver um problema, de modo que, quando finalmente dizem algo, já acumularam um grau de raiva que é inapropriado para a ofensa. É aí que você vai acabar parecendo um idiota por causa de uma reclamação que (em algum momento, pelo menos) era legítima.
São precisos dois para dançar o tango. Um servidor pode muito bem tentar apertar seus botões; não o deixe. Passe por cima dessa cabeça, não para tentar colocá-lo em apuros, mas para conseguir o que deseja. Em algum lugar da organização existe um indivíduo que reconhece a importância do atendimento de qualidade ao cliente e que será capaz de atender às suas necessidades; localize-o e expresse suas preocupações de maneira sensata. Esse curso de ação é muito preferível a entrar em uma disputa com um funcionário insatisfeito que pode até gostar de desagradar você.
Nunca perca a paciência ou a paciência. Ninguém gosta de prestar bons serviços a alguém que é condescendente, rude, impaciente ou simplesmente mesquinho. Mesmo que esse tipo de comportamento o ajude a conseguir o que quer no momento, ele funciona contra você no longo prazo.
Trate seu servidor como um igual. Olhe nos olhos dele. Fale com ele, não com ele. Se você estiver em uma chamada de telefone celular, termine a chamada antes de receber ajuda. Entregue seu dinheiro ao servidor em vez de colocá-lo no balcão. Pergunte o nome do seu servidor - ele tem um! - e lembre-se dele. Use palavras como "por favor" e "obrigado". Seja genuíno, pessoal e educado. Trate seu servidor como gostaria de ser tratado se ocupasse seu cargo e ficará surpreso com o tipo de serviço que receberá.
Trate os outros clientes como iguais. Não corte na linha. Espere sua vez com paciência. Não dê sua opinião a menos que solicitado. Lembre-se de que clientes irritados também se tornam o problema do atendente, portanto, faça o possível para manter relações amigáveis com todos na vizinhança imediata, mesmo que o serviço seja lento, a sala de espera esteja a 90 graus e você realmente precise ir ao banheiro. É a vida.
Dê boas gorjetas e dê gorjetas frequentemente. Se você já trabalhou em um serviço, sabe o quanto as gorjetas são importantes. Mas se você não fez isso, acredite na minha palavra. Os trabalhos de atendimento ao cliente não são fáceis, nem tendem a ser tão lucrativos. Ao tratar as pessoas com respeito e dignidade, você já está um passo à frente. Se você tem dado gorjetas ao maitre regularmente, aquela mesa perto da janela é sua.
As boas maneiras proporcionam não apenas um bom atendimento ao cliente, mas também muitas das outras coisas boas que você tem na vida. Para receber um bom atendimento ao cliente, você deve aplicar sua inteligência emocional no mercado. Faça isso e você receberá atendimento de qualidade quase sempre.