Se você possui uma piscina, sabe como pode ser caro e árduo mantê-la. O cloro e outros produtos químicos são muito caros e, muitas vezes, podem causar uma reação alérgica ou problemas de saúde em pessoas com constituição sensível. Existem formas alternativas mais naturais de tratar a sua piscina, caso pretenda renunciar ao uso de produtos químicos. Lembre-se de que antes de decidir mudar o sistema de limpeza que está usando, você deve primeiro ler atentamente as instruções do fabricante. Os produtos são muito específicos em sua abordagem, portanto, você deve seguir cada um ao pé da letra para obter os melhores resultados.
Veja como tratar sua piscina sem produtos químicos.
Reveja suas opções. Se você é proprietário de uma piscina, sabe que hoje em dia há mais de uma maneira de tratar uma piscina. Antigamente, o padrão-ouro para limpar sua piscina era usar muito cloro semanalmente. Hoje, a nova tecnologia permite aos proprietários de piscinas outros meios de manter sua piscina. Converse com outros proprietários de piscinas e obtenha seus comentários sobre o sistema específico que eles usam. Além disso, você deve conversar com os construtores de piscinas e o pessoal da loja de manutenção de piscinas para obter recomendações. Se não houver um sistema disponível em sua área, você precisará recorrer a outras vias.
Use o sistema azul puro. Um dos sistemas de limpeza de piscinas sem cloro mais usados é o uso de produtos de limpeza de piscina Pristine Blue. Existem cinco linhas de produtos que são muito populares, a saber: Pristine Clean; Poder Prístino; Pristine Blue; Pristine Extra e, finalmente, Pristine Clear. O que torna este sistema de limpeza de piscina diferente dos tratamentos à base de cloro é que o processo é semelhante ao modo como as cidades purificam a água para torná-la potável. Também é mais barato, pois você só precisará usar algumas gramas do produto quinzenalmente, em comparação com o uso de galões de cloro todas as semanas.
Piscina BZT e tratamento de spa. Este produto deve ser um substituto do cloro. Como um produto mais natural, ainda é eficaz na remoção de linhas de água ao redor da piscina e pode ajudar a prevenir o crescimento de algas e outras bactérias na água da piscina.
Use o sistema livre de cloro. Este é outro sistema de tratamento de água de piscina que não usa produtos químicos para manter a água limpa. Em vez disso, ele libera agentes na água que a ionizam. Ao carregar os íons na água, as algas e outras bactérias não se desenvolvem na água. Alguns proponentes chegam a afirmar que tomar banho em água ionizada pode trazer muitos benefícios à saúde da pessoa. Esta também é uma forma econômica de manter uma piscina, porque não gasta muita energia nem precisa de qualquer outro tipo de encanamento especial para usar.
Remova os resíduos sólidos. Aspire regularmente a piscina e remova qualquer matéria flutuante, como folhas, cabelos e outros itens que tenham caído na água, usando a rede.
Cheiro pungente de cloro
Uma vantagem de não usar cloro durante a manutenção e tratamento da piscina é que é mais barato. O uso regular de cloro pode ser bastante caro. Além disso, se você não usar cloro e outros produtos químicos em sua piscina, a área da piscina não terá aquele cheiro forte e pungente de cloro. Isso significa que quando os nadadores usarem a piscina, eles não terão aquela sensação de ardor nos olhos. Além disso, os trajes de banho não serão danificados ou descoloridos pela exposição à água com cloro.