Como obter tráfego orgânico do mecanismo de pesquisa com otimização de página da web?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 8 min de leitura
Dicas de marketing de mecanismo de pesquisa para proprietários de sites de pequenas empresas
Em termos mais simples, os motores de busca funcionam como os juízes em um concurso de popularidade. As páginas da Web (não necessariamente sites) são classificadas com base em muitas coisas, mas existem dois critérios principais. Eles são links de entrada e elementos de otimização de página da web. Os links recebidos são como votos naquele concurso de popularidade que mencionei anteriormente. Quanto mais relevantes (temáticos) forem os links de texto recebidos em uma página da web (observe que não disse website) usando um termo de pesquisa específico, mais relevante o Google e outros mecanismos de pesquisa valorizam a página. Em segundo lugar, os elementos de otimização da página da web, como metatags HTML, conteúdo de cópia e formato de cópia, fornecem às páginas da web a estrutura que os spiders dos mecanismos de pesquisa (também conhecidos como bots) podem facilmente escanear e reconhecer.Acertar esses elementos na página aumentará muito as chances de suas páginas individuais serem veiculadas no topo ou próximo ao topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Vamos ver o que são esses elementos de otimização de página e como formatá-los em seu site. Já que estamos no assunto, vamos reconhecer " Tráfego orgânico do mecanismo de pesquisa "como nossa frase-chave direcionada.
Passo 1
Você está cometendo esse erro de tráfego de mecanismo de pesquisa orgânico? Esse erro é concentrar todos os seus esforços de marketing em direcionar o tráfego para sua página inicial. Sua página inicial não pode conter a maioria das palavras-chave possíveis que serão classificadas na primeira página de qualquer mecanismo de pesquisa. Para a maioria dos sites, eles têm sorte se conseguirem classificar seus termos de pesquisa mais relevantes.
No momento em que este livro foi escrito, Nokia, LG e Motorola ainda não estavam na primeira página do Google para os termos de pesquisa "telefone celular" ou "telefone celular". Adquira o hábito de design e otimização de páginas da web de tratar cada página como um possível ponto de entrada dos mecanismos de pesquisa. Isso significa que cada página é otimizada como sua própria página inicial ou "página de destino" separada para a informação específica (frase-chave) que você está fornecendo.
As páginas anteriores do seu site podem gerar uma grande quantidade de tráfego se você as tiver em grande número e forem otimizadas de forma adequada.
Passo 2
Façapesquisas de palavras-chave para o seu conteúdo. Antes de escrever uma única palavra, faça alguma pesquisa de palavras-chave relevantes para o conteúdo da sua página. Para isso, comece a pensar como uma pessoa que estaria procurando o produto, serviço ou informação que será o assunto de sua página na web. Em seguida, execute alguns termos de pesquisa possíveis no Google, Yahoo e MSN.
Isso permitirá que você veja o quão competitivo é a classificação do mecanismo de busca orgânica para sua frase de palavra-chave direcionada.
Não se deixe intimidar se vir um grande número de resultados de página. Algumas de suas páginas funcionarão bem e outras não. Apenas gaste seu tempo e esforço gerando páginas de conteúdo de estilo editorial mais adequadamente otimizadas. Esteja preparado para fazer pequenos ajustes nos elementos da sua página com base na pesquisa de palavras-chave.
Etapa 3
Use uma tag de título devidamente formatada. A tag de título é a informação mais importante em sua página da web porque é o seu título e a tag de descrição principal da página nos mecanismos de pesquisa. E se for indexado, a tag de título é o que será mostrado com destaque nos resultados de classificação do mecanismo de pesquisa.
Sua etiqueta de título é como uma valiosa peça imobiliária. Você não colocaria um barraco em uma propriedade à beira-mar, não é? Então, por que desperdiçar esse espaço com manchetes espirituosas ou vagas ou o nome de domínio do seu site quando você poderia usá-lo para atingir um grupo específico de pessoas que têm um interesse real no que trata a sua página?
A etiqueta de título torna o trabalho do redator duplo. Ela deve criar uma tag de título que diga exatamente do que se trata a página e também invoque a curiosidade e o interesse do internauta para atrair o usuário a clicar na página.
O Google indexa os primeiros 67 caracteres (incluindo espaços) para a tag de título em seus resultados de pesquisa. Use cada um desses personagens, se puder. A tag de título para esta página usa todos os 67 caracteres. Se você insiste em usar o nome de sua empresa ou domínio, mova-o para o final da string de texto da tag de título, a menos que contenha texto relacionado à página.
Passo 4
A tag HTML h1. A tag H1 é a primeira tag do título na parte do conteúdo de uma página da web. Deve conter pelo menos a frase-chave principal que melhor descreve o conteúdo da página. A tag H1 geralmente formata em páginas da web usando uma fonte muito grande e em negrito. Você pode definir o tamanho da fonte que desejar, mas certifique-se de que o título da sua página esteja contido na tag H1.
Etapa 5
Metadescrição e tags de palavras-chave. A tag de palavra-chave é bastante inútil nos dias de hoje, então não gaste muito tempo agonizando com isso. Use as palavras ou frases mais relevantes para a página, separadas por vírgulas. A metatag, por outro lado, é importante.
A meta tag de descrição deve consistir em uma ou duas frases devidamente formatadas ou em um pequeno parágrafo usando suas palavras-chave, permitindo que os mecanismos de pesquisa testem a descrição da página em comparação com o conteúdo real da página.
Ainda há muito debate sobre o comprimento ideal da tag de metadescrição porque ninguém sabe realmente a resposta para a pergunta: "Quanto tempo deveria ter?" Minha regra: se eu não consigo descrever o conteúdo da página em 30 palavras ou menos, então a página provavelmente muda de assunto.
Use imagens com tags de descrição alt. As imagens podem falar milhares de palavras. Os motores de busca não podem ver as imagens nas páginas da web, então use tags HTML alt para descrever o que são as imagens em sua página ou qual é sua relevância para a página. Não se esqueça, os motores de busca também indexam e classificam as imagens.
Etapa 7
Bookmarking social / marketing viral. O bookmarking social (também conhecido como tagging) de várias páginas do seu site tem duas vantagens. Primeiro, ele cria um efeito de marketing viral à medida que os usuários adicionam suas páginas aos favoritos sociais. Em segundo lugar, fornece links contextuais valiosos para o seu site.
Cada página do site deve permitir que o usuário marque essa página. Eu uso um script de bookmarking simples e gratuito. Ele exibe uma versão menor da imagem abaixo em seu site.
Basta ir para Adicionar para obter o código do botão e colá-lo em todas as suas páginas da web.
Etapa 8
Use a lista abaixo para otimização de web cópia adicional e formatação.
Nome do arquivo: quando você atribui um nome de arquivo para sua página, ele também deve conter algumas palavras-chave relevantes para a página. Mantenha-os curtos e exatamente relacionados ao assunto da página para evitar a aparência de spam. Um bom nome de arquivo para esta página seria assim: organic_search_engine_traffic.html.
O primeiro parágrafo do texto: Use o texto da palavra-chave pelo menos uma vez em uma frase formatada corretamente no primeiro parágrafo. Usá-lo uma vez nas primeiras 200 palavras do parágrafo com texto em negrito é ainda melhor.
Parágrafos curtos: blocos longos de texto são difíceis de ler. Os internautas vão escanear páginas da web muito mais do que lê-las. Mantenha seus parágrafos curtos, de três a seis sentenças cada. Não se contente em apenas obter o tráfego. Faça com que seja fácil para o visitante decidir ficar por um tempo.
Letras maiúsculas: use letras maiúsculas (fonte grande em negrito) no primeiro caractere do texto na página e negrito na primeira letra de cada parágrafo.
Subtítulos: Use-os para destacar outros tópicos principais da página e envolvê-los em tags H de ordem decrescente, ou seja. H2, H3, H4.
Link interno: use links de texto de palavras-chave para outras páginas de conteúdo temático em seu site e inclua a página no mapa do site para os robôs do mecanismo de pesquisa.
Use páginas da web de rolagem única: Se o seu assunto for longo e atrapalhar a mensagem, escreva outro artigo, chame-o de parte 2 e vincule-o à parte 1.
Script de dizer a um amigo: adicione um script simples de dizer a um amigo a cada página de outro canal de marketing viral e vincule a popularidade.
Feeds RSS: obrigatórios para todas as áreas do site que são atualizadas regularmente. Os feeds RSS também podem ser adicionados a qualquer página do seu site.
Robots TXT: Use Index, Follow em seu arquivo Robots TXT.
Essas são apenas algumas das muitas diretrizes de otimização de páginas da web que você pode seguir facilmente e aumentar suas chances de obter parte do cobiçado tráfego orgânico do mecanismo de busca. Continue adicionando páginas de conteúdo otimizado de qualidade ao seu site e dê tempo a ele. Funciona. Agora... Vamos nos divertir aqui e ver se escolhemos nosso termo de pesquisa direcionada com sabedoria e otimizamos esta página de maneira adequada. Lembre-se de que a formatação e a otimização reais de nossa página se limitavam à estrutura do site do Google. A data deste artigo é 08/06. Espere até 7/08 e tente uma busca no Google pelo termo "Organic Search Engine Traffic" e veja se conseguimos uma vaga na primeira página do SERP's.