Existem poucas experiências mais empolgantes na faculdade do que estudar no exterior. Muitas vezes, porém, a oportunidade de estudar no exterior, como ir para a faculdade em geral, pode ser repleta de encargos financeiros. Mas, assim como acontece com a faculdade em geral, os alunos podem se inscrever e receber bolsas que lhes permitem estudar no exterior. Aqui estão algumas maneiras de rastrear esse dinheiro e seguir um semestre que pode mudar sua vida.
Verifique com o escritório de ajuda financeira da faculdade. Só porque você está estudando no exterior por um semestre, ou um ano, ou até mais, não significa necessariamente que você ainda não está qualificado para bolsas de estudo de sua faculdade ou universidade de origem. Você pode ser excluído, mas não saberá a menos que pergunte. Portanto, se você está procurando uma bolsa para ajudá-lo a estudar no exterior, faça uma das primeiras ligações para o departamento de ajuda financeira de sua escola - veja quais fundos podem ser transferidos para programas de estudo no exterior. Eles também podem ser uma fonte de informações sobre outras opções.
Verifique com seu programa de estudos no exterior. Esteja você indo para o exterior por meio de sua faculdade de origem ou de outra universidade ou programa, converse com aqueles que administram o programa para ver quais bolsas de estudo podem estar disponíveis. Muitos programas reservam dinheiro para ajudar alunos com necessidades financeiras. Outros podem ter bolsas de estudo por mérito. Às vezes, o dinheiro não paga sua mensalidade ou acomodação e alimentação, mas pode custear as despesas de viagens aéreas ou outras "despesas iniciais". Verifique com seu programa as oportunidades de ajuda financeira.
Pense localmente. Muitas organizações de cidades e vilas reservam dinheiro todos os anos para bolsas de estudo para estudantes universitários locais. Olhe para essas organizações; alguns podem ter dinheiro especificamente para estudantes que desejam viajar. Alguns podem até ter seus próprios programas de estudos de pequena escala no exterior.
Considere também entrar em contato com organizações locais relacionadas aos seus planos de estudos no exterior. Você vai para a Itália para estudar história da arte? Considere entrar em contato com a sociedade de arte local ou o clube ítalo-europeu local e pergunte quais bolsas eles podem oferecer. Você nunca sabe até perguntar. Eles podem ficar contentes em ajudar. E você pode retribuir a generosidade deles fazendo uma apresentação para o grupo quando voltar para casa.
Pense em todo o mundo. Como na web. Uma forma de aumentar suas chances de conseguir uma bolsa de estudos no exterior é, obviamente, se inscrever no maior número possível de vagas. Você pode fazer uma pesquisa na Internet sobre bolsas de estudo para estudantes no exterior e talvez encontrar dezenas de oportunidades que você nunca soube que existiam.
Depois de fazer uma pesquisa geral, você terá mais sorte em localizar bolsas de estudo para alunos que estão prestes a estudar em uma determinada parte do mundo, estudando um determinado campo ou aprendendo um determinado idioma. A internet é uma ótima ferramenta para fazer esse tipo de pesquisa. Eles não o chamam de mecanismo de busca à toa.
Verifique com sua escola anfitriã. Outra opção de dinheiro para bolsa de estudos pode existir na escola onde você vai estudar. Se possível, entre em contato com o departamento de ajuda financeira dessa faculdade ou universidade e pergunte se eles têm algum dinheiro disponível para estudantes estrangeiros. Pode ser que não, mas também pode ser facilmente que tenham um fundo criado para incentivar os alunos a viajar para a escola. Seu orientador de estudos no exterior pode ajudá-lo com esse nível de pesquisa e aconselhá-lo sobre como entrar em contato com a escola ou solicitar ajuda financeira.
Dicas rápidas:
Sua escola local, sua escola anfitriã e seu programa de estudos no exterior são locais para verificar se há auxílio.
Considere bolsas de estudo disponíveis em organizações locais.