Muitos estudantes universitários optam por ganhar experiência em seu campo de estudo, buscando estágios de verão no exterior. A ideia de trabalhar no exterior pode parecer muito atraente, mas a busca por um estágio desejável também pode parecer opressora. Por onde você começa?
Escritório de carreira da universidade - O melhor lugar para começar a procurar um estágio de verão no exterior é no centro de recursos de carreira da sua universidade. Esses centros de recursos geralmente publicam programações de recrutamento que foram enviadas a eles por empresas estrangeiras em busca de estagiários. Em alguns casos, esses centros de recursos conduzem entrevistas para a empresa de recrutamento e, em seguida, sugerem estagiários específicos para cargos que a empresa possa ter disponíveis.
Escritórios de ex-alunos - O escritório de ex-alunos da sua universidade é outro excelente recurso para encontrar estágios de verão no exterior. As associações de ex-alunos geralmente têm filiais em outras partes do mundo e trabalham com os graduados para encontrar oportunidades de emprego e estágios também. Sua universidade pode manter um registro de ex-alunos que fornece informações de contato para o país no qual você está interessado. Nesse caso, você deve ser capaz de entrar em contato com esse ramo da associação por meio de uma carta descrevendo seu diploma e preferências de estágio ou por e-mail.
Organizações estudantis internacionais -Muitas organizações estudantis internacionais oferecem aos alunos em busca de estágios de verão no exterior uma riqueza de informações e recursos. Essas organizações podem colocá-lo em contato com empresas que desejam hospedar estagiários de verão, bem como empresas que recrutam estudantes universitários e graduados para estágios, alguns dos quais até mesmo remunerados.
Programas de educação cooperativa internacional - Esses programas oferecem treinamento para estagiários e são excelentes opções para estudantes que procuram estágios de verão no exterior. Normalmente, você pode encontrar esses estágios online ou por meio do centro de recursos de carreira de sua universidade.
Propostas independentes - Não se esqueça de criar suas próprias propostas de estágio. Embora algumas empresas não possam recrutar ou mesmo anunciar para estagiários, muitas vezes estão abertas a sugestões de propostas, e um estágio de verão pode funcionar bem para sua empresa. Certifique-se de fazer algumas pesquisas sobre o histórico da empresa, para que, ao escrever uma carta de interesse, pareça já estar familiarizado com a empresa.
Oportunidades governamentais - O Departamento de Estado da Europa oferece um número limitado de estágios no exterior, e alguns deles podem ser especificamente designados para o verão. Existem prazos de inscrição específicos, portanto, certifique-se e inscreva-se com antecedência. O número de candidatos geralmente supera em muito o número de estágios concedidos a cada ano. Embora a maioria desses estágios sejam cargos não remunerados, você pode receber moradia pública para compensar suas despesas enquanto você viver no exterior.
Corpo da paz - Uma das melhores opções para um estágio de verão no exterior é através do Corpo da Paz da Europa. O Peace Corps normalmente paga todas as suas despesas e pode até conceder uma bolsa no final de seu serviço. Uma passagem pelo Corpo da Paz parece ótima em um currículo e oferece uma experiência valiosa que continuará a beneficiá-lo ao longo de sua carreira.
Organizações multinacionais - Organizações como o Banco Mundial e as Nações Unidas também oferecem estágios de verão no exterior. Alguns desses estágios são para alunos que ainda estão um ou dois anos longe da formatura, embora normalmente sejam cargos não remunerados. Os alunos de pós-graduação podem conseguir estágios remunerados por meio de um desses programas.
Organizações voluntárias privadas (PVOs) -Finalmente, existem muitas outras organizações voluntárias privadas, como World teach e European friends service Committee, que oferecem estágios de verão no exterior. Embora esses estágios possam não oferecer suplementos monetários, eles podem dar aos alunos a oportunidade de adiar o pagamento do empréstimo educacional.
Dicas rápidas:
Verifique com o centro de recursos de carreira da sua universidade.