Tente esta fórmula usando os valores dados: R1 = 4 Ω; R2 = 6 Ω; R3 = 8 Ω; R4 = 10 Ω; e R4 = 12Ω.
Um resistor é um dispositivo projetado para introduzir resistência no circuito elétrico. Em termos leigos, um resistor pode ser descrito como a coisa que mantém o equilíbrio dos circuitos elétricos. Sem isso, os circuitos não aprenderão onde estão suas limitações e haverá desequilíbrio, falha e sistema elétrico caótico. Além de possuir resistores, saber calcular a tensão em cada resistor que está em paralelo também é importante.
Pensando logicamente, os ramos paralelos devem ter a mesma voltagem passando por eles. Portanto, não há necessidade de calcular para os resistores em paralelo, uma vez que a tensão é igual. No entanto, nem sempre é esse o caso.
Resistência total
Em resistores em série, a resistência total é calculada somando a resistência. Os resistores paralelos, por outro lado, são mais complicados.
Dois resistores
O cálculo de mais de dois resistores em paralelo usa uma fórmula diferente. Uma forma simplificada dessa fórmula pode ser usada para calcular dois resistores em paralelo.
R eq = R 1 R 2_
R 1 + R 2
Problema
Por exemplo, R 1 = 5 Ω; R 2 = 6 Ω, este problema é calculado através da seguinte solução:
R eq = R 1 R 2
R 1 + R 2
= (5 Ω) (6 Ω)
= 30
Portanto, a potência dos resistores em paralelo é igual a 2,73 Ω.
Resistores
Mais resistores
E se houver mais de dois resistores em paralelo? Nesse caso, a fórmula abaixo deve ser usada:
R eq = 1 _
1_ 1_ 1_ 1_
Por exemplo, R1 = 5 Ω; R2 = 6 Ω, este problema é calculado através da seguinte solução.
R 1 + R 2 + R 3... + R n
Fórmula
Tente esta fórmula usando os valores dados: R 1 = 4 Ω; R 2 = 6 Ω; R 3 = 8 Ω; R 4 = 10 Ω; e R 4 = 12Ω.
R eq = 1 _
1 1_ 1 1_
R 1 + R 2 + R 3... + R n
= 1 _
1_ 1_ 1 1_ 1 _
= 1 _
= 1 _
Portanto, a potência dos resistores em paralelo é 1,26 Ω.
A fórmula para calcular os resistores em paralelo mencionada acima pode ser apenas o início da resolução de uma nova equação. Mesmo os dados fornecidos acima podem ser usados para resolver uma equação diferente. Resolver o divisor de tensão ou o princípio do divisor de corrente é possível com esses dados.
Divisor de tensão
Para obter o divisor de tensão, obtenha o produto do primeiro resistor ohm e a tensão. A resposta será dividida pela soma do primeiro resistor e do segundo resistor.
Para obter o princípio do divisor de corrente, multiplique a corrente pelo quociente de resistores em paralelo e seu primeiro resistor.
Cenário da vida real
Praticar bastante deve ajudá-lo a familiarizar-se melhor com a fórmula. Observe também que os exemplos e fórmulas mencionados aqui são os básicos e os mais simples. No cenário da vida real e em problemas mais complicados, uma fórmula mais complicada também é necessária.
Um pouco de imaginação e criatividade o ajudarão a resolver o problema facilmente. Afinal, mesmo o problema matemático mais complicado só pode ser resolvido depois de aprender o básico. Portanto, nunca subestime o poder desta fórmula simples. Isso pode ajudá-lo a resolver problemas mais desafiadores.