Uma das habilidades matemáticas básicas que uma criança aprenderá na escola é como pegar uma fração e reduzi-la a seus termos mais baixos. Este processo também é chamado de simplificação de uma fração. Uma fração é conhecida como dois números divididos por uma linha. O número acima da linha é chamado de numerador, enquanto o que está abaixo é chamado de denominador. Se o numerador e o denominador puderem ser divididos pelo mesmo número, desde que seja maior que um, ele pode ser reduzido ao seu nível ou termo mais baixo. Existe um processo específico a seguir para garantir que você possa fazer isso se surgir em sua vida.
Maior número comum encontrado
1. Encontre o GCF. O GCF ou maior fator comum é um número que pode dividir o numerador e o denominador uniformemente. Convencionalmente, o GCF é o maior número divisível possível que pode ser usado para reduzir uma fração. Buscar o GCF não é tão difícil quanto parece. Para encontrá-lo, crie uma lista de fatores para o numerador e denominador. Depois de listar os fatores para cada baixo, compare-os e anote os números em ambas as listas que são comuns a ambos. Selecione e anote o maior número comum encontrado nas listas. Por exemplo, se você tem uma fração com um numerador de 16 e um denominador de 24, os fatores do numerador são 1, 2, 4, 8 e 16, enquanto os fatores do denominador serão 1, 2, 4, 6, 8, 12 e 24. Se você notar, os fatores comuns são 1, 2, 4, 6 e 8. Como 8 é o maior fator comum, este será o GCF.
Encontrar o GCF pode ser feito usando muitos métodos e truques. Embora alguns desses métodos possam oferecer uma maneira mais fácil de encontrar o que você precisa, esses métodos não são realmente tão corretos e práticos. Na verdade, alguns desses métodos podem até mesmo confundir. Para garantir que você não se confunda e cometa um erro, use o método indicado acima.
Termo inferior
2. Divida o numerador e o denominador. Assim que você encontrar o GCF para a fração, é hora de dividir o numerador e o denominador por ele. Com o exemplo 134, divida 16 por 8 e você obterá um novo numerador que é 2. Dividindo o denominador, que é 24 por 8, você obterá um novo denominador que é 3. Com este processo, você reduziu a fração 134 em 0,67, que é um termo inferior.
3. Tente reduzir 0,67 para um termo mais baixo. Agora que você reduziu 134 para 0,67, sua próxima etapa é determinar o próximo fator para reduzir ainda mais 0,67. No entanto, o único fator divisível restante é 1. Dividir o numerador e o denominador por 1 não mudará a fração de forma alguma. Nesse caso, 0,67 é uma fração em seu termo mais baixo.
Esse processo é na verdade a maneira certa de reduzir uma fração. Com prática e paciência, você conseguirá dominar o processo sem precisar escrevê-lo no papel.