Como planejar uma viagem de estudante de baixo custo para estudar no exterior?
Gonçalo William Mota Borges
• 4 min de leitura
Um breve estudo no exterior enriquece a mente dos alunos, expondo-os a novas culturas, tradições, costumes e línguas. Dá-lhes a oportunidade de interagir com outras pessoas e experimentar outras formas de aprendizagem que podem ser inestimáveis para eles. Uma viagem de estudos ao exterior pode ser cara, mas ainda existem várias maneiras de torná-la econômica e acessível, se você souber como. Aqui estão algumas dicas.
Confira os vários sites de viagens especializados em viagens de estudantes com desconto e compare preços. Você pode conseguir melhores pacotes se houver um grupo de vocês viajando juntos. Há também descontos especiais para professores que podem ser aproveitados se você planeja viajar com eles. Conheça os requisitos de cada meio de transporte, bem como os vistos e vacinas necessárias antes da viagem.
Procure passes de trem e ônibus de baixo custo que podem ser adquiridos com antecedência. Será mais barato se os alunos carregarem esses passes de transporte em vez de pagar em dinheiro sempre que entrarem em um trem ou ônibus. Pacotes especiais também são oferecidos e você pode aproveitar descontos maiores, bem como informações úteis sobre viagens, ao comprar os passes a granel.
Uma Carteira de Identidade de Estudante Internacional para cada estudante os ajudará a obter descontos em voos estudantis e outros privilégios, e eles são reconhecidos em todo o mundo nos países que estão participando do programa de estudos no exterior.
Coordene com a escola e a comunidade para a qual seus alunos irão. Procure a ajuda deles para encontrar moradia de baixo custo e albergues da juventude baratos para seus alunos. As estadias em casas de família podem oferecer mais aos alunos do que apenas hospedagem e alimentação. Eles terão a experiência de viver com uma família local e conhecerão seus costumes e tradições, bem como o idioma em primeira mão, pagando a fração do custo. Isso pode encurtar sua busca por acomodações disponíveis na área e você será capaz de garantir melhores negócios se os moradores fizerem a coordenação e reserva. Algumas escolas oferecem dormitórios por uma pequena taxa para os alunos que eles aceitam por um curto período de estudos.
Verifique as restrições alfandegárias locais e questões de segurança para tornar sua viagem sem preocupações. Certifique- se de que todos os alunos entendam essas restrições. Verifique também as tradições e costumes locais e certifique-se de dar a seus alunos a orientação adequada para evitar problemas mais tarde.
Prepare seus alunos para a jornada. Dedique algum tempo para aulas especiais sobre viagens, bem como para dar-lhes as informações básicas necessárias sobre o seu destino. Será de grande ajuda quando souberem os horários locais, as taxas de câmbio da moeda local e as questões locais de alimentação e segurança. Avise seus alunos sobre a compra de lembranças e outros itens que não podem ser encontrados em casa. Estes podem custar dinheiro e podem nem mesmo ser autorizados a entrar pela alfândega quando regressam a casa.
Confira as apólices de seguro de curto prazo disponíveis para estudantes em um programa de estudos no exterior. Veja se consegue encontrar um dos seguros em grupo que inclua tratamentos médicos de emergência e benefícios de hospitalização.
Providencie para que alguém leve os alunos em um tour pela cidade para se familiarizarem sobre aonde ir, que trem ou ônibus pegar para determinados destinos, bem como ensiná-los a se locomover em geral - para a escola e de volta, para um consulado ou embaixada, para hospitais e clínicas, agências de viagens e delegacias de polícia.
O planejamento da viagem de estudos ao exterior com bastante antecedência proporcionará aos alunos uma grande economia em viagens e acomodações que podem ser canalizadas para o orçamento escolar do aluno. Viajar e estudar no exterior é caro e todas as formas de economia são bem-vindas.