Como ensinar subtração usando contas douradas de Montessori?
Manuel Padrão Filho
• 3 min de leitura
Montessori, que é um método de ensino e aprendizagem, concentra-se no uso de materiais especializados e de autocorreção para facilitar a instrução. Acredita-se que as crianças aprendam melhor não através do uso de metodologias e conceitos abstratos (como dando palestras, ensinando fórmulas, incentivando a memorização), mas através do uso de materiais concretos para que possam ver por si mesmas como um princípio (como Operação matemática) funciona. Um dos materiais mais importantes usados para ensinar a maneira Montessori é uma ferramenta chamada Contas de Ouro Montessori. Este material é usado para ensinar operações matemáticas como adição, multiplicação e divisão, além de ensinar o conceito de valor posicional. Se você quiser ensinar subtração usando as Contas de Ouro Montessori, leia algumas orientações:
Saiba o que são as contas de ouro montessori. As Contas de Ouro Montessori são pequenas contas circulares que consistem no seguinte: contas individuais individuais; dez contas juntas em uma barra reta; dez dessas barras colocadas juntas em um quadrado plano (contendo um total de cem contas); e dez desses quadrados colocados juntos em um cubo (contendo um total de mil contas). Seu aluno deve estar adequadamente familiarizado com como trabalhar com as contas antes de você passar a ensiná-lo sobre a subtração. Além disso, saiba que o método Montessori recomenda que você ensine a seu aluno adição e multiplicação por meio do uso dessas contas antes de passar para a subtração.
Apresente o conceito de subtração. Antes de usar as Contas de Ouro para ajudar a criança a realizar operações de subtração, o aluno deve saber do que se trata esta operação. Deixe a criança saber que a subtração se refere a "tirar" de algo. O número para começar é chamado de minuendo; o número que será retirado é o subtraendo; e o número que resta é a diferença. O aluno também deve entender que se você colocar a diferença e o subtraendo juntos, ele será capaz de encontrar o minuendo.
Disponha o número apropriado de contas douradas montessorianas. Digamos que você queira dar ao seu aluno a equação: 1654 - 1523. Primeiro, escreva o minuendo em um cartão numérico e anote o subtraendo em um cartão numérico separado. Isso servirá como um lembrete para o aluno sobre os números com os quais ele está trabalhando. Agora, deixe seu aluno delinear o minuendo usando as Contas de Ouro. Ela deve dispor um cubo (mil), seis quadrados planos (seiscentos), cinco barras (cinquenta) e quatro contas individuais (quatro).
Deixe seu aluno "tirar" o subtraendo. Agora, instrua seu aluno a remover o subtraendo: 1523. Supervisione enquanto ele tira o cubo, cinco dos quadrados, duas das barras e três das contas individuais.
Deixe seu aluno contar quantas contas faltam. Mais uma vez, supervisione como seu aluno conta as contas. Ela deve "ler" imediatamente a diferença como cento e trinta e um (um quadrado plano; três barras; uma conta individual).
Aí está! Estas são as etapas para ensinar a subtração de seu aluno usando as Contas de Ouro Montessori. Enquanto com o método matemático tradicional, que depende mais do trabalho de bordo e "diminuir" os números para chegar à diferença, o aluno verá realmente a subtração acontecer de uma maneira muito real e concreta. Isso promove não apenas o conhecimento mecânico, mas também a compreensão. Boa sorte e espero que tenha ajudado!