Os corretivos de solo são usados para melhorar as condições do solo em termos de sua capacidade de reter água e nutrientes, bem como sua aeração e penetração de água. A qualidade do solo se deteriora devido à erosão e aos ciclos de agricultura rápidos, deixando a superfície do solo desprovida de nutrientes. Você escolhe a correção de solo certa dependendo das necessidades atuais do solo do seu jardim. Você precisa conhecer o perfil do solo do seu jardim: sua textura - se é arenoso ou principalmente argiloso; sua salinidade ou conteúdo de sal; e sua acidez ou nível de pH. Existem plantas que são sensíveis a certos minerais e sais, e crescem melhor em um determinado nível de pH, então você também escolhe o corretivo de solo dependendo em qual planta ou árvore você está crescendo. Você pode pedir ajuda para testar seu solo para descobrir seu perfil.
O uso de um corretivo de solo contribui para a conservação do solo. Estas são algumas das principais considerações na escolha de corretivos de solo:
Os aditivos orgânicos são materiais de plantas e animais, como aparas de grama, serragem, esterco animal e cascas de vegetais. Geralmente são transformados em composto antes de serem usados no solo do jardim. Os aditivos orgânicos aumentam o teor de nutrientes do solo e também ajudam a aumentar a capacidade do solo de reter água.
Emendas inorgânicas vêm de materiais feitos pelo homem e coisas de rochas como cascalho, areia, pedaços de borracha de pneus, perlita e vermiculita. Os aditivos inorgânicos ajudam a soltar o solo para permitir a penetração da água e a aeração.
É melhor entender como cada tipo de correção orgânica do solo beneficiará o solo e as plantas. Os corretivos orgânicos mais comuns do solo são composto, esterco, subprodutos de madeira e turfa. O composto é principalmente resíduo alimentar que é combinado com o solo para se decompor. O composto também pode conter materiais inorgânicos como conchas do mar trituradas.
A turfa é semelhante ao composto, mas é naturalmente compostada em pântanos e florestas onde a vegetação seca, chove e se decompõe naturalmente até se tornar uma massa de material compostado. Geralmente são coletados e usados não apenas para correção do solo, mas também como combustível, devido ao seu conteúdo de carbono.
O estrume também é misturado ao solo para se decompor. É aconselhável "envelhecer" o estrume antes de o utilizar na jardinagem (cerca de 6 meses) porque o estrume fresco contém elevados teores de amoníaco, o que pode prejudicar as plantas. Observe que o estrume tem altos níveis de sal, portanto, não o use se o solo do seu jardim já tiver alto teor de sal.
Produtos de madeira como serragem ou cinza de madeira também podem ser usados. Deve-se notar, entretanto, que enquanto a madeira se decompõe, a bactéria consome nitrogênio, o que significa que o teor de nitrogênio do corretivo do solo diminui porque é consumido pela bactéria que transforma a madeira no solo. Você pode ter que usar suplementos de nitrogênio adicionais para o solo do seu jardim se for usar produtos de madeira.
Solo arenoso precisa de mais composto ou turfa para ajudar a reter mais água. Se você estiver fazendo jardinagem na argila, mais material inorgânico e um pouco de composto são úteis para melhorar a penetração da água e a aeração. Se o solo tiver alto teor de sal e / ou nível de pH, adicione composto ou turfa para corrigir o solo. Caso contrário, a cinza de madeira é uma boa maneira de aumentar o teor de sal e o nível de pH.
Se você estiver plantando vegetais e raízes, não é aconselhável usar estrume como um aditivo. Em vez disso, use composto ou turfa. O estrume é bom para flores e plantas ornamentais.