O tempo frio não precisa impedir você de compostar
A compostagem é, em parte, um processo dependente da temperatura. Mas isso não significa que você tenha que parar de fazer compostagem no inverno. Como você mantém seu composto funcionando depende do tipo de compostagem que você faz.
Para fazer a compostagem no inverno:
Compostadores quentes continuam. A compostagem a quente é um processo intensivo. Compostadores quentes coletam seus materiais de compostagem em pilhas até que tenham o suficiente armazenado para construir uma pilha de composto de uma só vez. Eles colocam em camadas cuidadosamente seus materiais verdes e marrons na pilha, garantindo que a mistura certa de materiais seja usada e que haja bastante ar na pilha. Uma vez que a pilha é construída, a atividade microbiana faz com que o composto aqueça - e isso ainda vai acontecer no inverno. Adicionar um pouco de isolamento à sua caixa de compostagem ajudará a manter o calor e a compostagem de pilha quente rapidamente.
Os compostores frios continuam. A compostagem a frio é uma atividade muito mais descontraída. Você adiciona seus materiais à caixa de compostagem como e quando os tem. Em uma casa comum, a mistura de resíduos de jardim e resíduos de cozinha, além de alguns resíduos de papel e papelão, significa que a mistura de materiais na pilha está correta. Tubos de papel ou papelão amassados, além de qualquer pedaço de galho, certifique-se de que haja ar suficiente na pilha. Não vai aquecer, porém, e o composto leva mais tempo para apodrecer - especialmente no inverno. Para obter os melhores resultados, coloque a sua caixa de compostagem onde ela irá apanhar qualquer sol de inverno. Mesmo assim, uma lata que estava cheia no início do inverno deveria ter terminado a compostagem na primavera.
Os compostores de vermes se abrigam. Minhocas, como muitos de nós, diminuem a velocidade em climas frios - portanto, você precisa se certificar de que não está adicionando mais lixo de cozinha à sua caixa de compostagem de minhocas do que eles podem suportar. E se forem deixados ao ar livre, correm o risco de se afogar se chover muito ou congelar quando a temperatura cair. Se você pode trazer sua caixa de minhoca para dentro (uma garagem ou galpão é o ideal), então isso é ótimo - caso contrário, tente isolar a caixa e dar a ela um chapéu para proteger o pior da chuva. Mas não obstrua todos os orifícios de ar, ou você sufocará seus vermes!
Os compostores de trincheiras cavam profundamente. A compostagem de trincheiras prepara um solo muito nutritivo para as safras famintas no próximo ano. É bastante fácil de fazer - cavar uma trincheira até a profundidade de uma pá onde você plantará ervilhas e feijões, ou abóboras e melões, no próximo ano. Coloque o solo de lado. Adicione o lixo da cozinha à trincheira como e quando você os tiver e cubra-o com terra. Quando a trincheira estiver cheia, tampe-a com o resto do solo e deixe assentar. Na primavera, você terá grandes covas de plantio que darão uma vantagem real às suas colheitas. Mas você terá que ser rápido e cavar essas trincheiras antes que o solo congele!
Os compostores de bokashi ficam dentro de casa. Em algumas partes do mundo, o clima de inverno é tão severo que a compostagem ao ar livre não é uma opção - você não conseguirá ir até o lixo. Nesse caso, tente investir em um par de baldes com tampa e torneira e um suprimento de farelo de Bokashi (EM). Em seguida, você pode armazenar o lixo da cozinha nos baldes durante todo o inverno, e não vai cheirar mal nem explodir, e você pode adicioná-lo à pilha de compostagem externa sempre que puder.
Onde quer que você esteja, e como quer que faça a compostagem, há uma maneira de continuar durante o inverno e evitar o desperdício de todos esses materiais compostáveis. Lembre-se sempre dos pontos principais da compostagem - obtenha a mistura correta de materiais, mantenha a pilha úmida e certifique-se de que haja ar ali - e sua pilha de composto ficará feliz durante todo o inverno. E não se esqueça que o outono é a hora de coletar as folhas caídas para fazer composto de bolor!