O corpo humano contém 75% de água. Para o bom funcionamento do cérebro, músculos, sangue e todos os outros órgãos do corpo, é necessário um consumo abundante de água limpa. Com nossa água potável hoje, no entanto, como você pode ter certeza de que a água com a qual abastece seu corpo é segura e limpa? Estudos revelam que cerca de duzentos produtos químicos tóxicos estão presentes em nossa água, sem mencionar os parasitas, bactérias e vírus. A água potável de hoje dificilmente é adequada para consumo humano. O cloro, por exemplo, é um desinfetante adicionado ao abastecimento de água para matar bactérias e parasitas que podem causar cólera, febre tifóide e outras doenças transmitidas pela água. Estudos indicam, porém, que o cloro é um elemento responsável por causar alergias, pressão alta, doenças cardíacas e até câncer de estômago, bexiga e fígado. Com a possibilidade de alguns parasitas serem resistentes ao cloro, que escolha você tem para garantir que você e sua família não corram o risco de adoecer por causa da água que bebem? É aqui que a tecnologia de tratamento de água, as empresas de usinas de água e os filtros de água entram em cena. Para as residências, a resposta comum para o problema da água potável é um purificador ou filtro de água. Se você tiver que escolher um filtro de água doméstico, aqui estão alguns fatores que vale a pena considerar.
Identifique que tipo de filtro de água você precisa instalar com base no tipo de sistema de água ou fonte de água que você possui. Você depende do abastecimento de água municipal, água de poço ou água de superfície? Sua fonte de abastecimento de água determinará o tipo de tratamento de água de que você precisa, seja um filtro de jarro, um filtro montado na torneira, um filtro embaixo da pia ou um filtro de toda a casa.
Saiba contra quais tipos de contaminantes você precisa de proteção. Você quer eliminar produtos químicos porque sua água tem cheiro e gosto de desinfetantes como cloraminas e cloro? Se esses são os contaminantes que você deseja filtrar, você precisa de um filtro de água certificado para remover esses contaminantes específicos. Se a água de poço é sua fonte primária de água, as bactérias e os organismos são sua preocupação. Você precisará de um filtro de água que use tecnologia UV. UV mata bactérias patogênicas que podem estar presentes na água, como cólera, salmonela, febre tifóide, disenteria e outras.
Realizar alguns estudos sobre tratamento de água como osmose reversa e outros processos de filtração. Descubra como eles funcionam e para que são certificados. Isso ajudará você a escolher o filtro de água adequado para sua casa. O preço do filtro de água dependeria do tipo, do contaminante que ele elimina e onde está instalado.
Pesquise as marcas de filtros ou purificadores de água disponíveis no mercado. Certos sistemas de filtro de água são caros, portanto, é melhor tentar água de uma variedade de fabricantes. A Internet é um local onde você pode comparar e ler comentários sobre purificadores de água domésticos como Aquaguard, Aquasana, Culligan, GE e outras marcas de purificadores de água conhecidas.
Verifique as certificações e verifique quais contaminantes eles eliminam especificamente. Selecione o filtro de água que o protege da maioria dos tipos de contaminantes.
Considere a garantia do produto. Invista em um dispositivo de filtro de água ou máquina que durará mais. Se a substituição for necessária a longo prazo, verifique quanto custaria a manutenção.
Saber que a água é a fonte da vida, investir em um filtro de água significa investir em uma vida segura e saudável.