Se você é como muitas pessoas hoje, pode ter considerado aprender uma língua estrangeira. Alguns idiomas são muito semelhantes ao inglês e, portanto, mais fáceis de aprender. Mas mesmo as línguas mais difíceis podem ser facilmente dominadas começando com o básico, que seria o alfabeto dessas línguas. O alfabeto Urdu e, portanto, a língua Urdu, não é exceção.
Urdu é um idioma usado principalmente no Paquistão, onde é o idioma nacional. Pessoas no Afeganistão, Índia, Tailândia e até mesmo no Reino Unido também falam urdu. O alfabeto urdu, como a maioria dos outros alfabetos do Oriente Médio, não é muito semelhante ao inglês, mas ainda pode ser facilmente dominado.
Caracteres extras chamados consoantes retroflexas
A primeira coisa que você precisa saber sobre o alfabeto Urdu é que ele é escrito e lido da direita para a esquerda, em vez da esquerda para a direita, como o inglês e muitos outros idiomas. Enquanto o inglês tem apenas 26 letras, há 39 caracteres básicos e 13 caracteres extras chamados consoantes retroflexas no alfabeto urdu. Muitos dos caracteres urdu são derivados das línguas persa e árabe, mas as consoantes retroflexas são específicas apenas do alfabeto urdu.
O alfabeto Urdu usa caracteres muito semelhantes a outras línguas do Oriente Médio. Alguns dos caracteres são extremamente semelhantes, ao contrário do alfabeto inglês. É uma boa ideia localizar um alfabeto urdu imprimível para mantê-lo à mão para referência ao tentar aprender a língua urdu.
Ligeiras diferenças mais fáceis
Mesmo que você não tenha dificuldade para ver as letras pequenas, seria aconselhável ampliar um pouco os caracteres para tornar as pequenas diferenças mais fáceis de distinguir. Como o inglês, o urdu tem vogais e consoantes. No entanto, o mesmo símbolo é freqüentemente usado para denotar uma vogal ou uma consoante. Nesse caso, sua pista sobre qual personagem está servindo é o contexto.
A pronúncia do alfabeto urdu costuma ser o maior desafio para quem não é falante nativo de outra língua do Oriente Médio. Existem gráficos online que fornecem a representação fonética de cada personagem, e alguns dos personagens têm marcas extras que indicam sua pronúncia correta. As vogais curtas no alfabeto Urdu são um bom exemplo dessa marcação extra.
Aprender o alfabeto Urdu pode ajudá-lo a se comunicar com mais de 490 milhões de pessoas em todo o mundo. Também lhe dará uma vantagem no aprendizado de outras línguas do Oriente Médio, como persa ou árabe. Com um pouco de tempo e estudando, não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.