Como abordar os vizinhos sobre a compra de suas terras?
Dr. Catarina Casanova Jr.
• 3 min de leitura
Você sempre quis um grande jardim. Você valoriza aquela foto que recortou de uma revista de um lindo jardim paisagístico que você realmente viu. Seu jardim agora parece o de seus sonhos. Infelizmente, ele é tão pequeno que você não pode alcançar totalmente o design que deseja.
Seu vizinho tem um terreno não utilizado próximo ao seu. Você acha que, se puder comprar isso, o jardim dos seus sonhos verá a luz do dia. A questão é que eles estarão dispostos a vender?
Informações básicas adequadas
Antes de começar a falar com seu vizinho sobre a venda de suas terras para você, você precisa preparar e ter as informações básicas adequadas sobre ele, propriedade da terra, valor de mercado atual e impostos.
Faça sua pesquisa. Procure ajuda profissional. Consulte corretores de imóveis para obter informações sobre os valores de mercado dos terrenos em sua área. Verifique as listas na web de propriedades à venda em sua localidade. Assim, você terá uma boa ideia de como é o mercado imobiliário.
Conheça seus vizinhos. Se você tem um bom relacionamento com seus vizinhos, será mais fácil perguntar-lhes se eles são os legítimos proprietários da propriedade. Caso contrário, você terá que trabalhar para construir um relacionamento próximo com eles para que não haja constrangimento quando você perguntar a eles sobre a propriedade da terra. Você também pode verificar com o cartório de registro de imóveis em sua área. É importante que você saiba a quem abordar e conversar sobre a venda.
Verifique os requisitos fiscais e de documentação. A propriedade da terra envolve documentos legais. É uma boa prática perguntar sobre os impostos que você precisa pagar, quais documentos você precisa pedir e quais documentos precisam ser preparados. Você precisa dos serviços de um advogado para isso.
Solte dicas. Munido de suas informações básicas, dê dicas aos seus vizinhos sobre seu interesse em comprar mais terras para expandir seu jardim. Gentilmente, faça perguntas investigativas sobre o que eles pensam sobre a ideia; elogiar seu próprio jardim; pergunte sobre a porção não utilizada - quais são seus planos para aquele pedaço de terra ou para toda a propriedade. Eles ficarão lá para sempre? Eles têm planos de se mudar mais tarde? Não importa como você queira fazer essas perguntas, lembre-se de ser educado e amigável.
Faça sua oferta. Se a reação deles às suas perguntas for positiva, você pode dizer a eles que deseja comprar o terreno deles. Diga a eles o quanto você está oferecendo. Não os apresse para um compromisso direto. Dê a seus vizinhos algum tempo para pensar sobre as coisas e chegar a seu próprio preço. Nem é preciso dizer que, se a reação inicial deles for negativa, você terá que trabalhar mais para convencê-los. No entanto, você não deve hostilizá-los. Deixe-os tomar uma decisão por conta própria.
Comprar e vender um imóvel leva tempo. É uma decisão importante para um vendedor ou comprador. Saber fazer a abordagem certa e fazer uma oferta tornará o trabalho mais fácil para as partes envolvidas na transação direta. Sempre faça alguma pesquisa de fundo antes de tomar a ação final. Essa prática o manterá em boa posição.