Verifique as credenciais.
Saiba com quem você está lidando antes de desembolsar qualquer dinheiro ou assinar em qualquer linha pontilhada. Se você está procurando um curso universitário, certifique-se de que ele seja credenciado (ligue para a escola e pergunte se você tem alguma dúvida ou pergunte a um orientador...). E se você está procurando realmente aprender alguma coisa, mesmo que apenas por diversão, certifique-se de que a escola, grupo ou programa com o qual você está lidando não seja algo improvisado. Você quer um bom programa.O que é um bom programa? Na minha opinião, boas escolas, organizações e grupos de redação têm um histórico de prestação de serviços que prometem. Eles oferecem cursos com programas claros com lições concretas, não muito preenchimento. Eles empregam professores responsáveis e qualificados (veja abaixo) que oferecem feedback sobre seu trabalho. Eles não empurram produtos para você. Eles não prometem sucesso instantâneo ou qualquer sucesso. Eles têm políticas claras de reembolso e cancelamento registradas para você verificar. E eles respondem às comunicações - eles não fogem. Faça uma verificação rápida em seu programa de escolha, faça perguntas diretamente, Google-as ou poste uma pergunta "Alguém ouviu falar de..." no quadro de mensagens de um redator para ver se eles têm algum histórico ruim.
Além disso, verifique as credenciais dos professores. Nem todo mundo que ensina online será um escritor famoso. Na verdade, poucos serão porque escritores famosos não precisam ganhar dinheiro ensinando online. Alguns cursos de redação não fornecem muitas informações sobre seus professores, mas não tenha medo de pedir informações de qualquer maneira. Outros cursos fornecem biografias sobre professores. Por exemplo, se alguém se inscrevesse em meu curso de redação online, seria direcionado à minha página de biografia, onde poderia ler sobre onde estudei, o que escrevi e outras credenciais.
Bons professores de redação devem ter alguma experiência "nas trincheiras" em seu campo de especialização. Por exemplo, você nunca me pegaria inscrevendo-me para dar um curso de poesia porque não sou poeta e tenho pouca experiência nisso. Se você se inscrever em um curso de poesia e eu sou o professor de poesia, peça seu dinheiro de volta! Além disso, bons professores devem ter uma atitude positiva em ajudá-lo a se tornar um escritor melhor e não devem parecer rudes ou condescendentes. Resistente é bom; descontar em você que eles ainda não escreveram o grande romance europeu, isso não é tão bom. Claro, se você está fazendo uma aula na faculdade, pode ter que fazer aquela aula em particular, então você está preso. Mas, caso contrário, o respeito de escritor para escritor deve ser uma linha de base para qualquer colaboração,incluindo o professor-aluno.