A escrita costuma ser uma atividade muito individual. Mas, para melhorar suas habilidades de redação, muitas pessoas se inscrevem em algum tipo de programa de redação, seja um programa de graduação, um programa de certificação ou um programa de enriquecimento. Esses programas podem ser educacionais e divertidos e podem até mesmo ajudá-lo a se relacionar com outros escritores. Aqui estão algumas maneiras de encontrar os melhores programas de escrita.
Crie sua própria definição de "melhor". "O melhor programa de escrita" é uma espécie de termo abstrato. Na verdade, o que você quer fazer é encontrar o melhor programa para você, pessoalmente. Isso significa levar em consideração o tipo de redação que você deseja fazer, seu nível de experiência, quanto tempo você pode (ou deseja) se comprometer com um programa e até mesmo quanto dinheiro pode investir em um programa de redação. Você também pode precisar considerar se pode realmente participar de um programa presencial ou se prefere se inscrever em um programa de ensino à distância.
Depois de ter essas questões práticas em mente, você ainda enfrentará muitas considerações. Você quer participar de um grande programa ou encontrar uma pequena classe onde obtenha ajuda individual? Você quer um programa que o leve a estágios ou conexões com a "indústria", ou está apenas procurando um programa que lhe permita aprender e escrever para seu próprio prazer? Leve em consideração suas preferências pessoais antes de procurar o programa ideal.
Deixe a busca começar. Depois de saber o que está procurando, vá em frente e olhe. Você pode saber onde existem alguns programas de redação - sua faculdade local, diferentes sites que amigos recomendaram, workshops que você viu anunciados em revistas de redação. Se você não tiver certeza de por onde começar, qualquer um desses recursos (faculdades locais, online, amigos que escrevem e revistas como Writer ou Writer's Digest) são bons lugares para começar a pesquisar programas. Depois de ter uma coleção de nomes, conecte-se por telefone, e-mail ou solicitação de catálogo e veja se cada programa possui os elementos que você precisa e deseja em um programa de escrita.
Verifique a reputação. À medida que você vai descendo para uma lista gerenciável de programas que se encaixam em seus objetivos e necessidades (existem tantos programas de escrita por aí), você ainda pode restringir um pouco mais. Observe os programas que atendem às suas necessidades e compare suas reputações. Alguns estão ligados a escolas conceituadas? Alguns são dirigidos por escritores publicados que dão aulas há anos? Se você pesquisar sites de redatores e o Better Business Bureau, ou perguntar informalmente, esse programa atrai muitas reclamações? Se o conteúdo, o preço e outros fatores de vários programas de escrita forem do seu agrado, a reputação dos programas pode determinar qual programa você escolher. Se você está procurando um diploma para conseguir um emprego como escritor algum dia, ou se você está procurando fazer contatos de negócios, a reputação é especialmente importante. No final das contas, porém, é mais importante porque você não quer gastar dinheiro e tempo em uma aula que acaba sendo mal ou desonestamente ministrada. Portanto, verifique e certifique-se de que o programa de que você gosta está imaculado e goza de excelente reputação.
Faça perguntas diretas. Depois de ter um programa que atenda às suas necessidades e objetivos, e depois de determinar que o programa é bem executado e confiável, sinta-se à vontade para fazer algumas perguntas mais específicas diretamente aos administradores do programa se alguma dúvida permanecer em sua mente. Talvez você queira falar com o professor que irá instruí-lo. Isso poderia ser possível. Talvez você queira entrar em contato com ex-alunos. Talvez você queira ouvir o chefe do departamento sobre a taxa de sucesso das pessoas que se formaram no programa e seguiram para o mundo da publicação, roteiro, publicidade, jornalismo ou qualquer que seja seu campo de interesse. Não tenha medo de fazer perguntas antes de assinar na linha pontilhada.
A maioria dos escritores que conheço se beneficiou de participar de um programa de redação. Bons professores, colegas interessantes e uma ampliação de horizontes podem definitivamente ajudar uma pessoa a se tornar melhor na escrita. Se você está procurando participar de algum tipo de programa de escrita, julgue por si mesmo o que esse "melhor programa possível" deve incluir, então pesquise, verifique e, quando estiver pronto, comece!