Como organizar um programa de alfabetização de adultos?
Dr. Emílio Simon Santacruz Fil
• 3 min de leitura
Ainda existem adultos analfabetos, mesmo em um país do Primeiro Mundo. Essas pessoas geralmente são do tipo que não tiveram melhores escolhas na vida. Alguns são imigrantes que precisam aprender inglês. Outros simplesmente precisam melhorar suas habilidades de leitura, computação e escrita. Esses adultos têm sorte de algumas comunidades terem programas de alfabetização de adultos. Com esses programas, eles aprendem as habilidades de que precisam sem nenhum custo adicional. Este tipo de programa é gratuito e requer voluntários, portanto nem todas as comunidades podem pagar para ter um.
Você está interessado em organizar um programa de alfabetização de adultos em sua comunidade? Aqui estão as etapas que você deve seguir:
Determine a necessidade de alfabetização de adultos em sua comunidade. Para cortar custos, você pode primeiro fazer uma pesquisa sobre que tipo de programa de alfabetização de adultos é necessário em sua comunidade. Os resultados da sua pesquisa mostrarão o tipo de curso que você pode iniciar. Você pode simplesmente adicionar mais cursos conforme a necessidade.
Reúna seu grupo de alunos adultos. Encontrar alunos adultos pode parecer simples, mas não é. Os adultos são pessoas ocupadas e provavelmente não terão tempo para um programa de alfabetização. Você pode preparar brochuras de seu programa em igrejas, faculdades comunitárias, prefeituras ou durante eventos de bairro.
Prepare a parafernália para a seleção de candidatos. Existem testes padronizados que você pode usar na triagem de candidatos. Além dos testes, você também deve considerar estes fatores:
o Deve ter mais de 16 anos e estar fora da escola.
o As habilidades de leitura e computação devem estar abaixo do nível do 9º ano. o Deve ter proficiência limitada em inglês.
Encontre e treine tutores voluntários. Você pode usar o mesmo folheto que usou para reunir alunos adultos para encontrar tutores voluntários. Você também pode encontrar tutores confiáveis em organizações como o Projeto de Serviço Voluntário para Aposentados e outras organizações cívicas e religiosas. Você pode precisar treinar seus tutores voluntários antes de enviá-los para tarefas de ensino.
Projete seu programa de instrução. O programa de instrução deve ser apropriado para seus alunos adultos. Você não pode usar materiais de instrução prontos para alunos do ensino fundamental e médio porque o material deve dar exemplos com os quais eles possam se identificar. Você pode pedir ajuda a profissionais da educação para isso.
Mantenha seus registros organizados. Cada aluno adulto deve ter uma pasta individual onde seu formulário de inscrição, registros de frequência e pré-testes e pós-testes são arquivados para facilitar a consulta.
Coopere com a sua biblioteca local. Você pode informar seu bibliotecário local sobre seu programa para ter melhor acesso a mais materiais de aprendizagem para seus alunos adultos.
Coopere com os funcionários da sua comunidade. Você não pode ter o apoio total de sua comunidade se eles não estiverem cientes de suas iniciativas. Essas agências podem referir seu programa para financiamento de patrocinadores.
Sociedade altamente letrada
Os programas de alfabetização de adultos não fornecem apenas as habilidades de que os adultos analfabetos precisam. Esses programas também lhes trazem confiança e orgulho por fazerem parte de uma sociedade altamente letrada. Com pessoas preocupadas como você, esses adultos agora podem ter mais opções para uma vida melhor.