Espalier é a arte de enxertar e podar árvores para criar um padrão bidimensional ou plano único. A prática remonta à Idade Média e, possivelmente, até ao antigo Egito. As árvores foram plantadas contra as paredes do castelo para decoração e de forma a não invadir o espaço aberto do pátio. O termo espaldeira referia-se originalmente à estrutura ou latada em que a árvore foi treinada para crescer. Hoje espaldeira se refere tanto à técnica da horticultura quanto à planta. Plantas espalieradas podem exigir muita manutenção. A seleção de plantas, seu grau de paciência, habilidade e criatividade devem ser cuidadosamente considerados antes de aceitar o desafio.
Passo 1
É importanteselecionar a árvore correta para sua situação. Uma pereira requer uma grande parede, cresce rápido e requer mais podas. Uma variedade menor e de crescimento mais lento pode ser mais adequada para você e seu jardim.
Passo 2
Decidir se vai cultivar árvores frutíferas ou não. Certos tipos se adaptam melhor do que outros, mas qualquer árvore frutífera funciona. Figos, maçãs e peras funcionam melhor espalhados. Pêssegos, damascos, cerejas e ameixas também se saem muito bem, mas geralmente são mais felizes em um estilo de vida menos estruturado.
Etapa 3
O plantio nas regiões mais frias terá mais sucesso se você usar uma parede voltada para o sul, que permite a reflexão de mais luz solar e retém mais calor durante a noite.
Passo 4
Selecione uma cultivar que foi enxertada em porta-enxerto anão ou semianão e produz um grande número de esporas. A enxertia afeta apenas o tamanho da planta, não a quantidade de frutos produzidos ou o tamanho das folhas.
Etapa 5
A poda é necessária para garantir uma colheita contínua.
Etapa 6
A seleção do local deve ser feita com as linhas de sua casa em mente, paredes ou cercas em branco e um fundo simples. A melhor localização é geralmente em uma parede voltada para o sul ou leste, no mesmo solo e luz solar que você forneceria em condições normais de cultivo.
Etapa 7
Selecione uma planta pequena de um galão em seu viveiro local. A árvore frutífera deve ter um único caule, sem ramos, ou muito poucos ramos laterais.
Etapa 8
Prepare o solo como faria normalmente para a árvore que escolheu. Plante de 6 a 25 centímetros da parede para permitir a circulação, o crescimento das raízes e o controle de pragas. Plante a árvore na mesma profundidade em que estava crescendo no recipiente, cubra com 2 a 8 centímetros de cobertura morta de casca de pinheiro e regue bem. Quando a planta estiver estabelecida, você pode começar a podá-la com moderação. A poda excessiva muito cedo na vida da árvore atrasará o crescimento de novas raízes.
O desenho da forma da sua espaldeira deve refletir a sua personalidade e a decoração do seu jardim. As técnicas variam de muito simples a extremamente complicadas. Um desenho no papel o ajudará a determinar o tamanho e a forma de sua espaldeira e influenciará o material de que você precisará para construí-la. Uma moldura no formato do desenho escolhido pode ser útil no treinamento de sua árvore.
Etapa 10
A construção da treliça deve ser de material resistente o suficiente para suportar o peso da árvore totalmente crescida e os frutos que ela produzirá. A poda e o treinamento são um esforço contínuo. A poda principal é feita no final do inverno ao início da primavera; isso irá simular um novo crescimento. A poda no meio do verão terá um efeito anão, e a poda não deve ser feita no final do verão. Os galhos são mais flexíveis no verão e mais fáceis de treinar, apenas os que não são necessários para o projeto devem ser retirados. Os brotos laterais devem ter cerca de 30 centímetros de comprimento antes de serem aparados. Os galhos que farão parte do desenho podem ser amarrados à treliça com um cordão macio ou um laço torcido. A corda deve ser removida à medida que a haste cresce.
Com um pouco de tempo, paciência e criatividade, seu jardim e sua árvore frutífera espalhada vão dar o que falar, enquanto você aproveita os frutos do seu trabalho.