Quando crianças, essa pergunta nos era feita o tempo todo, mas como adolescentes ou jovens adultos, não recebemos essa pergunta com tanta frequência, quando ela é mais crucial. Embora tenha sido comprovado que muitos graduados universitários são empregados com sucesso em profissões não diretamente relacionadas à sua área acadêmica, ainda é uma questão de importância que você planeje sua carreira futura porque ainda está no ensino médio. Abaixo está uma orientação simples para ajudá-lo a planejar sua carreira.
Avalie a si mesmo. Ao escolher uma futura carreira, você deve levar em consideração seus interesses, paixões, pontos fortes e fracos. Se você é bom em matemática, uma carreira na área de contabilidade pode ser a certa para você. Se você está mais interessado em esportes do que em qualquer outra coisa, pode considerar ciências do esporte como um curso universitário adequado para você.
Da mesma forma, se você acha que não pode pagar uma faculdade de quatro anos com as finanças de sua família, considere fazer cursos vocacionais em sua comunidade local ou faculdade técnica. Você aprenderá algumas habilidades de mercado que lhe permitirão conseguir um emprego em breve e talvez, até lá, você possa prosseguir seus estudos.
Pesquise suas opções. Depois de determinar em qual campo deseja se especializar, examine as diferentes escolas nas quais você pode entrar. Ter uma faculdade ou universidade em mente permitirá que você mantenha o foco em seu objetivo. Se você quer ir para uma escola da Ivy League, precisa realmente se esforçar para se destacar em seus estudos e realizar alguns trabalhos extracurriculares enquanto ainda está no ensino médio.
Visite seu conselheiro de carreira. Todo colégio tem um conselheiro de carreira ou orientador que pode ajudá-lo a avaliar seu plano de carreira. Essas pessoas se especializam em ajudar os alunos a escolher uma carreira entre uma infinidade de opções, de modo que com certeza seriam capazes de ajudá-lo a restringir suas escolhas e a escolher a carreira futura mais adequada para você. Além disso, um conselheiro de carreira ou orientação pode dar uma perspectiva melhor sobre os requisitos e custos atuais de uma educação universitária.
Faça um plano de carreira. Saber o que você quer e saber como conseguir o que deseja são duas coisas diferentes. Para conseguir aquela carreira que deseja no futuro, você precisa fazer um plano de ação agora usando todas as informações que você reuniu nas etapas anteriores, identificar as ações que você precisa realizar a fim de chegar ao seu objetivo. Considere se você precisa fazer aulas antecipadas, fazer trabalho voluntário, envolver-se na comunidade local ou trabalhar em meio período para ganhar experiência. Você também deve considerar se precisa conseguir um emprego de meio período para ajudar a financiar seu caminho para a faculdade.
As etapas descritas acima fornecem apenas uma ideia geral sobre como escolher sua futura carreira. Tente executar cada etapa e veja se você pode começar a fazer seu próprio plano de carreira futuro agora.