Faça sua própria arte em vidro soprado usando o equipamento e as ferramentas adequadas
O sopro de vidro como forma de arte existe há séculos. Embora as conveniências modernas tenham simplificado um pouco o procedimento, ele ainda é feito da mesma maneira agora como era no primeiro século. Arte popular em vidro soprado e outros itens incluem contas, travessas, tigelas, vasos, abajures e peças decorativas. Depois de aprender a técnica básica, você gostará de experimentar criar peças individuais e únicas.
Veja como soprar vidro.
Por haver essas técnicas e equipamentos especializados usados, é um procedimento que deve ser aprendido com um profissional em um ambiente controlado.
O vidro em si deve primeiro ser aquecido o suficiente para torná-lo flexível, usando uma fornalha ou forno especial. Uma vez que o vidro esteja macio o suficiente, o artista usa uma zarabatana para criar uma bolha no material. A bolha torna-se a abertura para o vaso e é constantemente manipulada pelo sopro de ar através da maçarico. A cor e a forma são adicionadas gradualmente, até que o resultado final seja alcançado.
Uma vez terminada a peça, o vidro é levado de volta à temperatura ambiente lenta e gradualmente. Todo o processo pode demorar bastante, mas os resultados finais valem a pena! Depois que o vidro esfriar, enfeites podem ser adicionados, se desejado.
Os altos níveis de calor necessários para derreter o vidro causam uma luz intensa dentro do próprio vidro. Devem ser usados óculos de segurança ou óculos de proteção para proteger os olhos e permitir que você veja as bolhas que se formam no vidro.
Se você deseja aprender esta habilidade, requer concentração e atenção aos detalhes. Pode ser um trabalho árduo, e sempre há uma chance de você escorregar e seu trabalho se despedaçar. Se você não é uma pessoa paciente, este não é o seu ofício!
O vidro usado para soprar vem em bastões chamados de "bengalas". As bengalas estão disponíveis em uma ampla gama de cores e podem ser finas como um pedaço de barbante ou bastante grossas em diâmetro.
O sopro de vidro é ensinado em muitos estúdios de arte, faculdades e escolas e estúdios de vidro. Verifique sua lista telefônica local ou pesquise online por um local perto de você que ofereça essas aulas. Experimente um curso para iniciantes para ver se esta é uma atividade que você goste.
Muitos sopradores de vidro definiram datas e horários em que permitem que o público em geral os veja criar seu trabalho. Essa é outra ótima maneira de aprender mais sobre o processo e descobrir se é algo que você gostaria de experimentar.
Não tente derreter e moldar vidro em casa sem o treinamento e o equipamento adequados! A quantidade de calor necessária para tornar o vidro flexível é bastante perigosa, especialmente se você não tiver certeza do que está fazendo. Sempre aprenda o procedimento com um profissional, certifique-se de ter as ferramentas corretas e espere até que você seja muito hábil no ofício antes de tentar por conta própria.
Cuidado:
Sempre aprenda as noções básicas de sopro de vidro com um profissional. As ferramentas, equipamentos e técnicas são habilidades que simplesmente não podem ser aprendidas de outra maneira.
Use óculos de segurança para proteger os olhos do calor e da luz intensa criada pelo vidro fundido.
Dicas rápidas:
Sopro de vidro não é para impacientes! A atenção aos detalhes e a concentração são cruciais para o sucesso.
Contas de vidro sopradas são lindas e um ótimo projeto para começar seu hobby.