Não é nenhuma surpresa que professores e líderes de grupos de crianças procurem os pais como acompanhantes adicionais para passeios em grupo. As crianças naturalmente precisam de mais supervisão quando estão fora de casa, e muitas organizações exigem uma proporção menor de crianças para adultos quando eventos especiais são planejados. Veja como ser o acompanhante perfeito na próxima excursão de seu filho.
Passo 1
Seja voluntário desde cedo. É um peso para os líderes de grupo saberem que podem contar com a sua ajuda. Seja específico ao se oferecer para ajudar também. Diga ao organizador que você está planejando vir para esta viagem de campo específica. É difícil saber (e lembrar) quais pais estão falando sério quando dizem: "Ligue para mim. Vou ajudar a qualquer hora". Voluntarie-se especificamente para cada saída.
Passo 2
Converse com os líderes do grupo antes da viagem. Descubra o que é esperado de você como acompanhante. Quantas crianças estarão em seu grupo? Você precisa dirigir? Quais são as rotinas e regras do grupo para passeios? Precisa trazer algo especial, como lanche ou bebida? Que horas você precisa para entrar no grupo e quanto tempo vai durar a viagem?
Etapa 3
Chegue cedo. Se você chegar antes da hora marcada, poderá obter mapas e direções de maneira mais conveniente. Você pode conhecer as crianças do seu grupo e aprender alguns nomes. Você pode ajudar os líderes de grupo no controle de multidões e em outras tarefas anteriores à viagem.
Passo 4
Aprenda e siga as regras padrão do grupo. Vocês todos precisam ficar juntos? As crianças precisam ter parceiros ou amigos? É correto comprar guloseimas ou lanches para as crianças do seu grupo? Como as questões disciplinares devem ser tratadas? Seguir os padrões e regras do grupo fará com que a viagem seja mais tranquila para todos.
Etapa 5
Acompanhe seu período de acompanhamento com uma avaliação informal. A maioria dos líderes de grupo aprecia palavras amáveis e elogios sobre os aspectos divertidos do passeio e seu impacto total nas crianças. Eles também apreciam críticas construtivas e sensíveis se você observar aspectos da organização ou implementação que possam ser melhorados na próxima vez. O feedback, se oferecido de maneira sensível, pode ser inestimável.
Portanto, aproveite esses passeios com os grupos de seus filhos. Faça as viagens de campo da classe e as expedições de escoteiros. Esteja disponível para ser solidário e você criará uma série de lembranças felizes para você e para as crianças sob seus cuidados.
Sandy é uma educadora e líder escoteira que fez várias viagens de campo com a ajuda de maravilhosos pais acompanhantes, e ela agradece a cada um deles!